Monitoria
A atividade de monitoria pode ser desenvolvida em todos os semestres da formação e é uma atividade que tem por finalidade despertar o interesse pela carreira docente prevista na formação profissional, prestar auxílio a professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas, bem como contribuir para a manutenção de um relacionamento pedagógico produtivo entre estudantes e professores. Este programa é mantido pela Diretoria da Faculdade de Saúde Pública e atualmente são oferecidas 30 bolsas semestrais pelo período de 4 meses.
Programa de Estimulo ao Ensino de Graduação (PEEG)
Com o objetivo de incentivar alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino, o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) é voltado a estudantes de todos os cursos da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria.
Iniciação científica
A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica. É a possibilidade de colocar o estudante desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no estudante. Em síntese, a iniciação científica pode ser definida como instrumento de formação.
A Iniciação Científica é um dever da instituição e não uma atividade eventual ou esporádica. É isso que permite tratá-la separadamente da bolsa de iniciação científica, já que se toma a IC como um instrumento básico de formação, ao passo que a bolsa de iniciação científica é um incentivo individual que se operacionaliza como estratégia exemplar de financiamento seletivo aos melhores estudantes, vinculados a projetos desenvolvidos pelos pesquisadores no contexto da graduação. Os alunos de graduação podem concorrer a bolsas de IC de diversas agências financiadoras: CNPq, FAPESP, FUSP, USP, Santander e ou outras vinculadas a projetos específicos.
Programa de Educação pelo Trabalho – PET Saúde e PET Redes de Atenção – USP Capital
O Projeto PET- Redes de Atenção – USP Capital é uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada para a reorientação da formação de recursos humanos em saúde, de modo a responder às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS): PRI-SAÚDE, Telesaúde e PET-Saúde da Família, PET-Saúde Mental, PET-Vigilância sem Saúde e o Programa e o PET Redes de Atenção à Saúde que conta com a participação de dez cursos de graduação da área de saúde, incluindo a graduação em Saúde Pública. Este projeto envolve três redes de atenção: Rede Cegonha Redes de Atenção às Pessoas com Deficiência e Redes de Atenção Psicossocial da região centro-oeste do município de São Paulo. O projeto, aprovado em julho de 2013, conta com bolsas para 3 grupos tutoriais compostos de 1 docente, 6 preceptores (profissionais do serviço público) e 12 alunos de graduação (de diferentes áreas da saúde).