Os ingressantes na Graduação a partir de 2022 podem solicitar o registro de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) em seu Histórico Escolar.
Atividades Acadêmicas Complementares são aquelas realizadas pelos alunos, que não pertencem à grade curricular do curso de Graduação, mas contribuem para sua formação como, por exemplo, participação em concursos e premiações, visitas técnicas, representação em entidades estudantis, semanas acadêmicas, treinamentos técnicos e participação em empresas juniores. São registradas as horas dedicadas a essas atividades e não os créditos, e a sua inclusão não interfere na média ponderada do aluno.
A solicitação do registro da AAC é realizada pelo sistema Júpiter, no item “Requerimento”, opção “Atividades Acadêmicas Complementares”. Além de descrever a AAC, o aluno deve atribuir a carga horária e anexar um arquivo comprobatório da atividade acadêmica solicitada.
O Serviço de Graduação realiza a primeira análise do requerimento e, no caso deste cumprir os requisitos exigidos, encaminha a solicitação para a Coordenação de Curso/Presidência da CG, responsável por definir a quantidade de horas e deferir o requerimento. A partir do deferimento, a AAC passará a constar no histórico escolar e no resumo escolar do aluno.
As AACs não poderão substituir os créditos exigidos pelos cursos, sejam créditos obrigatórios, eletivos ou livres.
A carga horária exigida em AACs é de:
- 90 horas para o curso de Nutrição;
- 60 horas para o curso de Saúde Pública.
O registro das atividades pode ser solicitado em qualquer época do ano. A análise dos pedidos ocorrerá nos seguintes períodos:
- ANÁLISE EM JUNHO: pedidos recebidos entre novembro e maio;
- ANÁLISE EM NOVEMBRO: dos pedidos recebidos entre junho e outubro.