A  |  A+ |  A-
Semana de 16 a 20/03 – Plano de Contingência da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP frente à pandemia do Covid-19

A FSP está mobilizada para apoiar as medidas de proteção social, contenção e mitigação da pandemia do COVID-19. O Sistema Único de Saúde brasileiro e seus trabalhadores são atores fundamentais nesse enfrentamento pela sua capilaridade em todo o território nacional e pelo seu caráter universal e gratuito. Países com Sistemas Universais de Saúde, vêm organizando manifestações periódicas para apoiar as ações dos seus profissionais de saúde pública.

A previsão de que possa haver pressão sobre a capacidade instalada dos serviços de saúde revela a injusta alocação de recursos de saúde no Brasil: há 1,08 leitos de UTI / 10.000 habitantes em unidades públicas, para atender ¾ da população brasileira contrastando com 4,84 leitos de UTI / 10.000 em unidades privadas para o restante ¼ dos brasileiros1.

O momento clama, também, além das medidas de proteção social, pela defesa irrestrita da saúde como direito de cidadania e pela retomada da ação proativa do estado brasileiro na formulação de políticas sociais. Não podemos viver mais sob um totalitarismo financeiro em que tudo é justificado pelo mercado.

A suspensão de aulas presenciais não significa paralisação da vida acadêmica. O contexto atual urge que diversas medidas gerais e específicas sejam imediatamente adotadas. Tendo em vista a velocidade com que a epidemia tem se modificado, apresentamos no site indicado abaixo as recomendações vigentes para a semana de 16 de março de 2020.

Acesse o conteúdo completo em http://www.fsp.usp.br/coronavirus/.

 

Diretoria da FSP/USP

 

1Dados de 2018. Fonte: Conselho Federal de Medicina (CFM).