
Da esq p/dir: Carlos Monteiro, Renata Levy, Maria Laura Louzada e Geoffrey Cannon. Arte: Nupens/divulgação
O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), ligado à FSP-USP, teve quatro de seus cientistas listados entre os mais citados do mundo. O anúncio acontece uma semana após o coordenador do Nupens, professor Carlos Augusto Monteiro, entrar no ranking Scopus dos mais citados do mundo.
Desta vez, o ranking é da Clarivate, que tem a base de dados do site Web of Science e que classifica, anualmente, os cientistas que estão no grupo dos 1% mais influentes do mundo. Os reconhecidos na lista da Clarivate foram Carlos Monteiro, Renata Levy, Maria Laura Louzada e Geoffrey Cannon. Veja a lista na íntegra.
Esta não é a primeira vez que Monteiro e Levy aparecem na lista Clarivate. No ano de 2019, ambos foram reconhecidos e compuseram o time dos cinco cientistas da Universidade de São Paulo mais citados no mundo.
O alto número de citações do time do Nupens se dá pelo trabalho inovador em pesquisas nas áreas de Epidemiologia Nutricional e Saúde Pública, com destaque para a classificação NOVA de alimentos e análises de consumo alimentar.
Confira o perfil dos cientistas na matéria publicada no site do Nupens.