No mês do nutricionista, podcast “Saúde É Pública” traz especiais sobre atuação desse profissional
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

Profa. Aline Martins de Carvalho é a entrevista do episódio 4. Arte: Taís de Melo Morais. Foto: Marcos Santos/ USP Imagens.

Agosto é o mês do nutricionista! A Faculdade de Saúde Pública da USP, que tem um curso pioneiro na área, criado em 1939, não poderia deixar de comemorar. Para homenagear o nutricionista, o podcast “Saúde É Pública” traz neste mês dois episódios especiais abordando questões éticas e profissionais da área. “O papel do nutricionista num mundo globalizado” é o tema do episódio, que está disponível a partir do 11 de agosto nas principais plataformas de podcast.

Na modernidade, a atuação do nutricionista implica em olhar para questões multidisciplinares e complexas, que vão desde o meio ambiente até o respeito cultural e social de uma população ou de um paciente, conforme explica a professora Aline Martins de Carvalho no episódio 4 do “Saúde É Pública”, o podcast da FSP-USP.

“Antes o nutricionista olhava para o prato, apenas. Mas hoje consideramos muitas outras questões, que vão desde a origem do alimento, até os seus meios de produção, incluindo a geração de resíduos, enfim, todo o processo até o alimento chegar no prato. Importante lembrar também dos aspectos culturais e sociais envolvidos em tudo isso”, fala a professora.

Na entrevista, a professora fala das atribuições desse profissional, as diversas opções de carreira e ainda comenta o que o estudante de nutrição pode ou não deve fazer enquanto ainda está em formação. “Pessoas não habilitadas ficam sujeitas a penalidades se extrapolarem os limites éticos do exercício da profissão e isto se aplica também a estudantes”, ressalta Aline.

A FSP-USP é responsável pela primeira Graduação em Nutrição do país, criada pelo professor Paula Souza, em 1939, como estratégia para melhorar a saúde dos trabalhadores naquela época.

O Dia do Nutricionista é comemorado no dia 31 de agosto, que é a data de criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 1949.  Atualmente, os profissionais da área são representados pela Associação Brasileira de Nutrição.

“Saúde É Pública”, o podcast da FSP-USP, traz um novo episódio a cada 15 dias. O próximo, com estreia marcada para o dia 25 de agosto, discute “Ultraprocessados e vida moderna: essa combinação é mesmo necessária?”. Quem fala dessa controvérsia é a professora Ana Paula Bortoletto, professora do Departamento de Nutrição da FSP-USP, integrante do Nupens e da Cátedra Josué de Castro, ambos ligados à FSP-USP.

O episódio 4 do “Saúde É Pública” está disponível a partir do dia 11 de agosto, em diversas plataformas, incluindo Anchor e Spotify.

Foto na home: Marcos Santos/USP Imagens

Saúde É Pública – o podcast da FSP-USP

Episódio 4: O papel do nutricionista em um mundo globalizado

Participação: professora Aline Martins de Carvalho, do Departamento de Nutrição da FSP-USP

Siga o canal e ouça na sua plataforma preferida.