A  |  A+ |  A-
Observatório de Saúde da RMSP faz um balanço de 18 meses de pandemia, no dia 25 de agosto
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

O Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo, ligado à FSP-USP, fará uma balanço dos 18 meses de pandemia de COVID-19, em webinar marcado para o dia 25 de agosto, das 14h às 18h. O encontro poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do YouTube da Faculdade de Saúde Pública.

“COVID-19 na RMSP: 18 meses de pandemia” é o segundo encontro de um ciclo de debates e contará com a participação de gestores, pesquisadores e especialistas, abordando o desenvolvendo da pandemia na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), bem como os desafios de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS) e os possíveis cenários para os próximos períodos.

Um dos palestrantes é o Prof. Eliseu Alves Waldman, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, que fará um panorama epidemiológico sobre a atual situação na RMSP. A Profa. Marília Louvison, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, discutirá possíveis estratégias que podem ser adotadas pelos gestores do SUS para o enfrentamento do cenário pandêmico.

Duas gestores mostram as estratégias de seus municípios adotadas na pandemia. A Dra. Íris Vinha, Secretária Adjunta de Saúde e também Coordenadora Estadual da Associação Paulista de Saúde Pública, traz o caso da Secretaria Municipal de Saúde de Mauá (SP). 

Já a médica sanitarista Paula Bisordi, coordenadora do Núcleo de Vigilância de Doenças Agudas Transmissíveis da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), mostra como o município de São Paulo, por meio da Vigilância Sanitária, tem enfrentado a situação.

Estarão na mesa de abertura uma diversidade de gestores e convidados, entre eles, o Prof. Paulo Frazão, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, Vânia Tardelli, diretora do Departamento Regional de Saúde 1 DRS1, Geraldo Reple, presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems- SP).

Contexto

Após 18 meses do início da pandemia, a RMSP, composta por 39 municípios, ultrapassou os 67 mil mortos pela COVID-19. Esse número equivale ao desaparecimento completo da população de uma cidade equivalente ao município de Embu-Guaçu, SP, por exemplo. 

Esta é segunda edição do webinar do ObservaSaúde voltado a esta temática. O primeiro  encontro aconteceu em setembro de 2020, também com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP-USP.

O Observa Saúde é um fórum de pesquisa e debate que busca oferecer aos gestores de saúde da RMSP e à população como um todo indicadores, análises, debates, entre outras informações e ações para o aperfeiçoamento do SUS.

 

Foto na home: Cecília Bastos/USP Imagens

 

Webinar COVID – 19 na RMSP: 18 meses de pandemia

Data: 25 de agosto de 2021

Horário: das 14h às 18h

 

Abertura

Álvaro Escrivão Junior – Professor da FGV-SP e Secretário Executivo do ObservaSaúde 

Oswaldo Tanaka – diretor da FSP-USP

Paulo Frazão – Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP

Vânia Tardelli – diretora do Departamento Regional de Saúde 1 DRS1

Geraldo Reple – presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP)

 

Palestrantes

Eliseu Waldman – Departamento de Epidemiologia da FSP USP. Tema: “Situação Epidemiológica da COVID-19 na RMSP”

Marília Louvison-Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP.Tema: “Atenção à Saúde”

Iris Vinha – Coordenadora Estadual da Associação Paulista de Saúde Pública e Secretária Adjunta da Secretaria de Saúde de Mauá. Tema: “Experiência de Mauá”.

Paula Bisordi Ferreira – coordenadora do Núcleo de Doenças Agudas Transmissíveis (NDAT/DVE), da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Tema: “Experiência do município de São Paulo”.