Egresso do PPG em Saúde Global e Sustentabilidade recebe Prêmio Capes de Tese 2021 da área de Saúde Coletiva

O tema da tese faz parte da agenda de pesquisa do PPG em Saúde Global e Sustentabilidade, graças à atuação da orientadora premiada, Professora Patrícia Jaime, juntamente com outros docentes da área.

No entendimento do PPG, com sistemas agroalimentares cada vez mais globalizados, os mecanismos de regulação de alimentos assumem papel crucial na agenda internacional da segurança alimentar e nutricional, que precisa ser reafirmada como um tema de saúde global. O pesquisador premiado, Dr. Eduardo Nilson, abordou em sua tese o consumo excessivo de sódio como fator de risco prevenível para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs).

Estudando o paradigmático caso do Brasil, a tese evidenciou os prejuízos à saúde da população e os elevados custos para o SUS e para a sociedade causados pelo consumo excessivo de sódio, corroborando a necessidade de priorização da redução do consumo de sódio na agenda de saúde. Do ponto de vista metodológico, a tese contribui com importantes ferramentas para subsidiar a formulação e implementação de políticas mais efetivas no Brasil e em outros países.

A Tese pode ser acessada na biblioteca digital da USP: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6140/tde-19012021-135250/pt-br.php

Criado em 2013, o PPG em Saúde Global teve sua primeira tese defendida em 2017, sendo pioneiro na área da Saúde Global e Sustentabilidade no Brasil. Este prêmio representa um reconhecimento da maior importância ao programa, à Faculdade de Saúde Pública e à USP, e da relevância desta temática no campo da saúde coletiva.

Veja abaixo mensagem da CAPES:

“Brasília, 03 de setembro de 2021.

Prezado(a) Senhor(a),

É com grande honra e satisfação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorga a EDUARDO AUGUSTO FERNANDES NILSON e ao(à) orientador(a) PATRICIA CONSTANTE JAIME o Prêmio CAPES de Tese 2021 da área de SAÚDE COLETIVA do Programa de Pós-Graduação em SAÚDE GLOBAL E SUSTENTABILIDADE da USP.

Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.

O extrato com a informação do resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 03 de setembro de 2021, Edição 168, Seção 3, Página 112. É possível consultar a lista com os nomes dos premiados no Diário Oficial, link: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-342931814 .

Esclarecemos que sua tese está concorrendo, automaticamente, ao Grande Prêmio CAPES de Tese, que será outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio CAPES de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas:

1. Ciências Biológicas, CiênciasdaSaúde e Ciências Agrárias;
  2. Engenharias, Ciências Exataseda Terra e Multidisciplinar (Biotecnologia, Ciências Ambientais, Ensino, Interdisciplinar e Materiais);

III. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Informamos que o certificado estará disponível, a partir de 13 de setembro de 2021, no site https://pct.capes.gov.br.

Atenciosamente,

PRÊMIO CAPES DE TESE – EDIÇÃO 2021