Combatendo a pandemia de desinformação, FSP-USP realiza curso de difusão que promove a leitura crítica de artigos científicos

Foto: Banco de imagens do Canva.

O dia 23 de outubro, finalizou o curso de difusão – “Revisão crítica de estudos comparativos avaliando medicamentos para doenças prioritárias em saúde pública”, ministrado pelo professor Dr. Fredi Alexander Diaz Quijano, docente do departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Públia – FSP-USP, contando com a participação especial de Tatiane Bomfim Ribeiro, doutoranda em epidemiologia, monitora do curso.

Foram beneficiários do curso um grupo de 172 inscritos, procedentes de 19 UFs, principalmente alunos de graduação da área da saúde de diversas universidades do Brasil.

Procedência dos inscritos ao curso

UF

São Paulo (SP) 86
Sergipe (SE) 4
Tocantins (TO) 1

O curso, com duração de 40 horas, foi oferecido gratuitamente e teve como objetivo: Promover a análise crítica das evidências científicas sobre medicamentos para o tratamento de problemas prioritários em saúde pública. O conteúdo incluiu diversos aspectos sobre medicina baseada em evidencia, desenhos de estudos epidemiológicos, medidas de associação, vieses, ferramentas para avaliar artigos e revisar a literatura de forma sistemática. O curso (totalmente virtual) adoptou diversas estratégias para o ensino virtual incluindo aulas gravadas e aulas ao vivo, exercícios práticos e reuniões síncronas para discusão, resolução de dúvidas e aplicação dos conceitos.

Segundo o Prof. Fredi, “os depoimentos dos participantes, ao finalizar o curso, são a melhor evidência do sucesso que teve esta atividade de extensão universitária”. Veja abaixo alguns comentários:

Para a aluna Andréa Aparecida Corrêa Leite/ Indaiatuba-SP, “o curso foi bem complexo, que requereu muita atenção, conhecimento e interesse do aluno nas avaliações dos artigos que foram estudados. Ampliou o meu olhar referente aos medicamentos usados, as patologias envolvidas e o resultado esperado pelo uso dos mesmos.”

Já para a aluna Lícia Tuller, da- UFAL, AL, “esse curso me abriu os olhos para assuntos que passaram “batidos” nos 7 períodos da faculdade que já cursei. Com conhecimento e didática de alto nível dos professores, passei a ter uma nova visão sobre Epidemiologia e o quanto preciso caminhar para vir a ser a pesquisadora que pretendo me tornar. Sem dúvidas, foi um trabalho de extensão bem-sucedido que entregou muito à sociedade em difusão da ciência – tão necessária e urgente nos tempos atuais! Salve! Agradeço imensamente por ter participado!”

• Veja aqui, mais depoimentos:

Fonte: Prof. Fredi Alexander Diaz Quijano – HEP/FSP-USP.