Eleição para o Conselho Gestor do Centro de Saúde da FSP-USP e Plenária Ampliada: “Vamos conversar sobre Participação da Comunidade nos Serviços de Saúde?

Imagem de Barbara Bonanno por Pixabay

Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza” (CSEGPS) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP informa que no próximo dia 29 de março de 2022, haverá a eleição para os novos membros de seu Conselho Gestor (CG).

O Conselho Gestor do Centro de Saúde é um órgão colegiado composto por representantes dos segmentos: gestor, trabalhador e usuários da Unidade de Saúde. O Conselho é uma forma de assegurar a participação popular na gestão dos serviços de saúde garantido por lei, sendo parte da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

O CG do CSEGPS/FSP-USP passou a existir a partir de dezembro de 2017, recomendado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP) com a qual esta unidade possui um Convênio.

O primeiro mandato do Conselho Gestor aconteceu entre 2017 e 2019, o segundo mandato que está terminando, é de 2019 a 2021 e o terceiro mandato, será entre março de 2022 a março de 2024.

As reuniões ocorrem todas as últimas quartas-feiras de cada mês, entre 9:30 e 11 horas, sendo 12 no total anualmente.

As eleições do Conselho Gestor agora serão padronizadas ao mesmo tempo para todas as unidades de saúde (conveniadas ou parceiras) da SMS/PMSP. Ou seja, todas as eleições irão acontecer ao mesmo tempo!

Serão eleitos em março (ver cronograma abaixo): 2 representantes do “Segmento Trabalhador (1 titular e 1 suplente)” e 4 representantes do “Segmento Usuário (2 titulares e 2 suplentes)”.

No caso do CSEGPS/FSP USP, a data da eleição ocorrerá no dia 29 de março (terça-feira), quando será colocada uma mesa próxima da entrada da unidade CSEGPS/FSP-USP, provavelmente entre 9 horas e 16 horas (a combinar).

Serão colocadas na mesa, 2 (duas) urnas, sendo 1 (uma) para os “funcionários votarem” e 1 (uma) para os “usuários votarem”.

O Conselho Gestor do CSEGPS/FSP USP, é constituído da seguinte forma com 8 (oito) conselheiros:

• Segmento Administração – Titular: Senhora Sonia Volpi Guimarães Brolio (Diretora)
  • Segmento Administração – Titular: Senhora Ana Lucia Lumazini de Moraes (Vice-Diretora)
  • Segmento Trabalhador – Titular
  • Segmento Trabalhador – Suplente
  • USUÁRIOS:
  • Segmento Usuário – Titular
  • Segmento Usuários – Suplente
  • Segmento Usuário – Titular
  • Segmento Usuário – Suplente

Após o encerramento da votação, terá início a contagem dos votos. Assim que for concluído, será elaborada uma ata, sobre os acontecimentos no dia da eleição.

Calendário de Atividades:

• Eleição do CG do CSEGPS/FSP USP 29/03/2022 (terça-feira) das 9h às 16h (Presencial),
  • Plenária Ampliada: “Vamos conversar sobre Participação da Comunidade nos Serviços de Saúde? Participe do Conselho Gestor de sua Unidade de Saúde!
    Data:
    08/02/2022 – 14h
    Local:  Plenária Ampliada – Conselho Gestor 2022-2024 (link do Encontro Virtual, na página 2 da apresentação) ou bit.ly/CGLaPi
    Acesse o cartaz do evento:

Reuniões do CG:

As próximas reuniões do Conselho Gestor de 2022 serão realizadas dias:

• 26/01
  • 23/02