A  |  A+ |  A-
Seminário de Professores da Escola Pública (SEPEP) de 12 a 14 de julho na FSP-USP
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Professores da rede pública de ensino participam de curso de óptica no 10° Encontro USP-Escola, no Instituto de Física (IFUSP). Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estruturado e conhecido como Encontros USP-Escola, o evento semestral voltado à formação continuada de professores do Ensino Básico ganhou nova versão e passou a se chamar Seminário de Professores da Escola Pública (SEPEP). Em sua 5ª edição, o SEPEP está recebendo inscrições de trabalhos até o dia 10 de julho. As inúmeras atividades serão realizadas de forma híbrida, entre os dias 12 e 14 de julho, das 9h às 17h30. A Faculdade de Saúde Pública da USP sedia as atividades presenciais e transmite os encontros online no seu Canal do Youtube.

Trata-se do único programa que oferece, de forma gratuita, formação continuada para professores de todas as disciplinas do Ensino Básico. Visa a estimular a postura e visão crítico-reflexiva, de forma a construir o pensamento autônomo a partir da mobilização das próprias experiências dos participantes. Os encontros acontecem nos meses de janeiro e julho.

Acesse a programação completa no site do evento. 

 

História

Os Encontros USP-Escola iniciados em janeiro de 2011 foram realizados originalmente como Encontro IFUSP-Escola, sendo promovido pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Voltado a professores da Rede Básica de Ensino, o evento sempre se destacou pelo compartilhamento de métodos, novas práticas de ensino, trocas de experiências e construção de novos conhecimentos voltados ao ensino-aprendizagem.

A cada edição, o evento vem crescendo e ampliando a participação de outras Unidades da USP, incorporando novas áreas específicas do currículo escolar, inclusive áreas e atividades inter e multidisciplinares. Além disso, vem ocorrendo uma diversificação nos tipos de atividades da programação geral, como palestras com especialistas renomados sobre temas de interesse geral e diretamente relacionados ao trabalho docente no Ensino Básico e à cidadania. 

O espírito de formação mais geral e transdisciplinar levou à organização de oficinas curtas e atividades culturais, com debates após o término dos cursos em cada dia de encontro. As oficinas e atividades culturais passaram a preencher o horário entre 17h e 20h, inclusive por causa da dificuldade de sair do campus da USP e transitar pela cidade nesse horário de pico no trânsito. Com isso nasceu o SEPEP, evento idealizado para ocupar tal horário, após os Encontros USP-Escola dos meses de julho.

Atualmente, os encontros passam por reformulações e a ideia é constituir um evento com características próprias, não mais vinculadas ao Encontro USP-Escola. Assim, desde 2020 estão sendo criadas atividades específicas e trocas compartilhadas entre professores da Educação Básica.

E-mail da Comissão Organizadora: sepep.apep@gmail.com