Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, pioneiro na América do Sul, completou 97 anos de criação no dia 11 de julho

Educadoras sanitárias demonstrando como dar um banho perfeito numa criança. (Imagem: Centro de Memória FSP-USP/ Reprodução: Mariana de Carvalho Dolci)

O termo Centro de Saúde já era usado na Inglaterra no início do século 20 para denominar postos de assistência à infância. Nos estados americanos de Pittsburgh e Filadélfia, em 1912, os serviços médicos, de enfermagem e de assistência sanitária foram agrupados em um único edifício, fazendo jus ao nome “centro de saúde”. Foi o médico sanitarista Geraldo de Paula Souza quem trouxe a ideia de instalar centros de saúde em São Paulo.

O embrião de um centro de saúde já funcionava experimentalmente nos anos de 1922 e 1923 na rua Brigadeiro Tobias, nº 45, sede do então Instituto de Higiene, antigo nome da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Mas foi só a partir de 1925 que foi possível materializar o sonho de Paula Souza, ano em que o referido mestre instituiu a Reforma do Serviço Sanitário de São Paulo. Além disso, o Decreto nº 3.876 de 11 de julho de 1925 reorganizou o Serviço Sanitário e previu os objetivos dos Centros de Saúde.

O Centro de Saúde do então Instituto de Higiene nasceu por proposta do diretor do Instituto, Paula Souza. Instalado no novo prédio, à Av. Dr. Arnaldo, 715, o Centro Modelo passou a funcionar como tal em janeiro de 1925, no subsolo e na ala esquerda do então novo prédio da Faculdade. Era destinado principalmente ao treinamento dos alunos da Escola de Higiene e Saúde Pública, servindo à população do distrito do Jardim América. Permaneceu neste local até 1984, quando mudou-se para as atuais instalações na casa ao lado, onde funcionava a Policlínica do Departamento de Hospitais e Dermatologia Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, localizada na Avenida Doutor Arnaldo 925, casa esta que pertenceu à pintora Tarsila do Amaral.

Apesar de inaugurado em 1925, o Centro de Saúde ficou fechado por um tempo por falta de local apropriado. Mas foi reaberto em 1933 no edifício da Av. Dr. Arnaldo, sob a direção do Dr. Paula Souza. Em 1938, reconhecido por decreto do Poder Executivo, o Instituto de Higiene passou por uma reorganização e o Centro de Saúde passou a se chamar Centro de Aprendizado Urbano. Além de servir de campo de pesquisa e ensino prático aos alunos dos diferentes cursos de saúde, prosseguiu a assistência sanitária aos moradores do Jardim América.

A casa que hoje sedia o Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza foi construída em 1908, tendo como proprietária a família do poeta modernista, romancista e dramaturgo José Oswald de Souza Andrade e sua esposa, a pintora Tarsila do Amaral. Em 1929, por dívidas, passam o terreno e a casa à Fazenda do Estado de São Paulo; o terreno sedia todo o complexo da Faculdade de Saúde Pública. O local foi a primeira sede do Departamento de Profilaxia da Lepra após a reorganização do Serviço Sanitário em 1925. São Paulo, por sua vez, concentrava os maiores focos da doença à época.

Foi com o Decreto nº 72.017 de 22 de março de 1984, assinado por Franco Montoro, que o Centro passa a ser denominado “Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza” (CSEGPS).

Fonte: Mariana de Carvalho Dolci, autora da tese “Entre a Ciência e a Política: Ensino, Atendimento e Pesquisa no Instituto de Higiene de São Paulo (1916-1951)”.