Indicador de avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar é discutido no “Saúde É Pública”
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

O Programa Nacional de Alimentação Escolar do Brasil (PNAE) é uma das políticas públicas de nutrição mais abrangentes e eficazes do mundo e reconhecida internacionalmente. Criado em 1950, o programa já passou por diversos nomes e formatos e atualmente oferece cerca de 10 bilhões de refeições ao ano, com um repasse médio anual de 40 bilhões de reais. Apesar de sua importância, não possuía um instrumento de avaliação de sua efetividade. Pelo menos até agora. Isto porque uma tese de doutorado recém-defendida pelo Departamento de Nutrição da FSP–USP se propõe justamente a criar e validar indicadores de avaliação desse importante programa.

A tese “Desenvolvimento e validação de indicadores para avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar” é discutida no 27º episódio do “Saúde É Pública”, o podcast da FSP-USP. A autora, Daniela Bicalho, e a orientadora do trabalho, professora Betzabeth Slater Villar, explicam na entrevista como criaram e validaram um indicador voltado a avaliar o PNAE.

O PNAE oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Porém, o programa poderia avançar em termos de planejamento estratégico a partir de indicadores de avaliação, especialmente tendo em vista as diversidades étnicas, as necessidades nutricionais por faixa etária e as condições de vulnerabilidade social do Brasil.

Conheça como o instrumento de avaliação do PNAE foi criado e a importância do trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras acessando a entrevista na íntegra.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversas plataformas, incluindo o Spotify e o Anchor

Os episódios também são disponibilizados no Canal da FSP-USP no Youtube.

Podcast Saúde É Pública

27º episódio – “Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Brasil (PNAE)”

Com a participação da Profa. Betzabeth Slater Villar e da nutricionista Daniela Bicalho