A  |  A+ |  A-
“The water-energy-food nexus”, livro coordenado por professora da FSP-USP, é tema de reportagem da Revista Pesquisa Fapesp

Gabriela Marques Di Giulio, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), e Leandro Luiz Giatti, biológo, também professor da FSP-USP, participaram de matéria para a edição de julho da Revista Pesquisa Fapesp que abordou o conceito de nexo entre água-energia-alimento. A correlação entre esses três elementos vem sendo estudada como uma forma de promover soluções inovadores e transdisciplinares para combater a pobreza, a insegurança alimentar e as crises hídricas e energéticas, sem que a mitigação de um problema agrave outro.

 

Leandro Luiz Giatti. Imagem: Arquivo pessoal

Gabriela Marques Di Giulio. Imagem: IEA/USP

 

 

 

 

 

 

 

 

“A ideia de nexo possibilita novas perspectivas utilizadas para contornar as dificuldades, por meio de uma lógica de escassez interdependente”, observa Giatti.

A reportagem traz ainda um episódio do podcast produzido pela Revista, no qual a Profa. Gabriela fala sobre a publicação do livro The Water-energy-food nexus: what the Brazilian research has to say , coordenado por ela e outros pesquisadores e editado pela FSP-USP. O livro trata da ideia do nexo em questão, trazendo à tona as desigualdades sociais brasileiras.

“A abordagem do nexo pode ser potente se ela facilitar esse modo de pensar mais integrado, mas sobretudo, se ela possibilitar evitar políticas e decisões que tenham efeitos colaterais bastantes sérios”, comenta Di Giulio no podcast. Entre essas decisões negativas, ela exemplifica o investimento de captação de água para regiões distantes que, além de ser uma obra de alto custo, pode trazer impactos negativos para comunidades e a biodiversidade local. Neste caso, os seus efeitos serão mais aproveitados por indústrias do que propriamente pela comunidades vulneráveis. Ela cita ainda o aumento da exportação de commodities em detrimento da produção e distribuição justa de alimentos.

O livro também apresenta estudos de casos sobre a temática, mostrando soluções para meios urbanos, zonas do semiárido, da Amazônia e da Mata Atlântica. Um dos exemplos citados na obra, segundo o texto da revista Pesquisa Fapesp, é a Zona Sul da cidade de São Paulo, uma região que tem potencial para expandir as áreas agrícolas cultiváveis como forma de preservar a biodiversidade e os recursos hídricos de todo o município.

O livro foi publicado em maio último e pode ser consultado na íntegra pelo Portal de Livros da USP. 

A matéria completa da Fapesp pode ser lida aqui.