Revista Saúde e Sociedade traz em novo número o desafio das pesquisas em comunidades indígenas no contexto pandêmico

A revista Saúde e Sociedade  acaba de publicar o dossiê “Antropologia, COVID-19 e respostas indígenas no Brasil: reflexões metodológicas e vitais” (Volume 31, Num 4). Trata-se de uma coletânea de artigos sobre as possibilidades e os desafios enfrentados na realização de pesquisas qualitativas com e por povos indígenas no Brasil. O foco do trabalho foi demonstrar essas questões no contexto da pandemia de COVID-19, no qual a investigação e a produção de dados enfrentou diversos desafios em comunidades tradicionais de diversas regiões do Brasil.

O dossiê foi realizado a partir dos resultados do projeto de pesquisa “Respostas Indígenas à COVID-19 no Brasil: arranjos sociais e saúde global”, no qual foi desenvolvido a ferramenta Plataforma Antropologia e Respostas Indígenas à COVID-19 (PARI-c). Mais informações sobre a Plataforma aqui: www.pari-c.org

Entre os autores do Número 4 do Volume 31 estão pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, da Universidade de Londres (City University), da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Universidade do Sul da Bahia (UFSB).

A revista Saúde e Sociedade é uma publicação da Faculdade de Saúde Pública da USP e da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP).

Confira o dossiê completo e demais artigos da revista.