Semana de visitação à Coleção Entomológica, com seminário de encerramento no dia 19 de maio
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

O ciclo de quatro palestras, no dia 19 de maio de 2023, no anfiteatro Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP, e a Semana de Visitação à Coleção Entomológica Oswaldo Paulo Forattini da FSP-USP, de 15 a 19 de maio,  integram a 21ª Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Secretaria Especial da Cultura e Ministério de Turismo do Brasil. A exposição da Coleção fica no 2º andar do prédio principal da FSP-USP e pode ser visitada das 10h às 16h.

A Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, com o objetivo de discutir a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica dos museus, assim como o bem-estar dos visitantes e das comunidades envolvidas. Na FSP-USP, a coleção entomológica de referência abre suas portas ao público também durante a Semana comemorativa.

As palestras do dia 19 discutirão aspectos históricos da Entomologia Forense, os conceitos de coleção e memória e a importância dos museus para a História da Ciência e da Saúde. Haverá uma mesa sobre os 85 anos de contribuições da Coleção Entomológica de Referência da FSP-USP para a solução de problemas de saúde pública do Brasil que têm a participação de insetos hematófagos. Ao final, será discutido o acervo da Coleção Entomológica de Referência da FSP-USP. Entre os palestrantes estarão Fabrício Auad Spina, doutorando em Epidemiologia da FSP-USP,  Dra. Mariana de Carvalho Dolci , pós-doutoranda do Departamento de Epidemiologia, além da Profa.  Maria Anice Mureb Sallum também do Departamento de Epidemiologia, e da doutoranda em Saúde Pública e funcionária do mesmo, Denise Cristina Sant’Ana.

Espaços vivos de conhecimento e lazer

Os museus são espaços de conhecimento, lazer e cultura e têm um papel fundamental na sociedade. Além de preservarem e exporem o patrimônio cultural, eles também podem ser agentes de transformação social e contribuir para a promoção de práticas sustentáveis e o bem-estar das pessoas. Nesse sentido, a temática da sustentabilidade e bem-estar na 21ª Semana Nacional de Museus é extremamente relevante.

Durante a Semana, museus de todo o Brasil estarão realizando atividades como exposições, palestras, oficinas, visitas guiadas, entre outras, relacionadas ao tema proposto. Instituições culturais, pesquisadores, profissionais da área de museologia, estudantes e demais interessados também estão convidados a participar e contribuir com suas ideias e projetos.

A Coleção Entomológica de Referência (CER) foi criada em 16 de julho de 1937. Patrimônio nacional e internacional, abrange tipos primários e secundários de espécies de insetos que apresentam interesse para a saúde pública. Em seus mais de oitenta anos de atividades, a CER possibilitou a formação de diversos cientistas aptos a atuar em programas de vigilância e controle de endemias associadas aos insetos vetores em toda a América Latina.

Será dado certificado aos participantes, que podem ser emitidos por meio do link: google-forms.

Haverá transmissão online pelo canal da FSP-USP no Youtube.

Semana de Visitação à Coleção Entomológica Oswaldo Paulo Forattini da FSP-USP
Data:
de 15 a 19 de maio
Horário:
das 10h às 16h

Seminário 21ª Semana Nacional de Museus – IBRAM – Coleção Entomológica de Referência
Data: 19 de maio
Local: Anfiteatro Paula Souza