Artigo de aluno do curso de Especialização em Economia e Gestão em Saúde

Lucas Uback, aluno da terceira edição do curso de Especialização em Economia e Gestão em Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicado na Revista Economies da Editora MDPI. O artigo “Has the COVID-19 Pandemic Cooled Down or Stimulated the Countertendencies of Capital? A Critical Review” analisa as tentativas dos grupos capitalistas para neutralizar suas perdas durante a pandemia de COVID-19, por meio das ‘contratendências à queda da taxa de lucro.

O trabalho mostra que houve uma intensificação na forma e nos graus de exploração do trabalho, com o barateamento dos elementos do capital constante e o aumento da superpopulação relativa e do capital acionário. A Revista Economies é uma das revistas europeias mais prestigiadas da área de Macroeconomia e está na classificação A1 segundo a plataforma Qualis-Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“É um orgulho termos estudantes com uma produção tão qualificada, o que é também resultado de um esforço coletivo dos docentes e orientadores do programa, que se dedica fortemente à produção científica e aos problemas da atualidade no âmbito da economia da saúde”, comenta o Prof. Áquilas Mendes, coautor do artigo e coordenador do Curso de Especialização em Economia e Gestão em Saúde da FSP-USP.

“Orientar alunos para a crítica dos problemas contemporâneos e propor soluções é o nosso papel nesse curso e esse artigo é a prova de que estamos cumprindo nossa missão em produzir conhecimento socialmente implicado”, afirma o Prof. Leonardo Carnut, orientador do aluno.

“O curso me possibilitou explorar novas áreas do conhecimento e pensar economia e gestão em saúde de maneira ampliada. Produzir essa pesquisa em parceria com professores comprometidos com uma visão crítica da sociedade atual foi um enorme aprendizado”,  afirma Lucas.

Acesse o artigo por meio do seguinte link: mdpi