A  |  A+ |  A-
FSP-USP promove evento sobre mortalidade materna no dia 30 de maio
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

A Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) realiza o seminário “Mortalidade Materna – avanços, desafios e oportunidades de colaboração”, no dia 30 de maio, das 8h às 13h no Anfiteatro João Yunes. Coordenado pela professora Carmen Simone Grilo Diniz, do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP-USP e por Eliana Bonilha, do grupo de pesquisa Gênero, Maternidade e Saúde (GEMAS-FSP), o encontro também será transmitido pelo canal da FSP-USP no Youtube.

O objetivo é publicizar e discutir dados relacionados à morte materna municipal, dar visibilidade ao tema e discutir propostas de fortalecimento do trabalho desenvolvido pelos comitês das coordenadorias e supervisões de saúde do município e também pelo comitê municipal de mortalidade materna.

A mortalidade materna, um grave problema de saúde pública no Brasil, continua um grande desafio a ser enfrentado. A morte materna não acomete as mulheres de forma homogênea, sendo as das classes sociais menos favorecidas as mais atingidas.

Uma importante estratégia de redução da mortalidade materna refere-se à implantação dos comitês de mortalidade materna e à vigilância de óbitos maternos, ações que ocorrer de forma conjunta e complementar. É a partir da vigilância de óbitos maternos em parceria com os comitês de mortalidade materna que se faz a discussão de evitabilidade, a fim de detectar falhas do sistema de saúde, retardos em garantir assistência adequada, desigualdades sociais e de acesso, vulnerabilidades, e questões culturais.

A pandemia de COVID-19 agravou ainda mais os indicadores de saúde das mulheres, período que houve grande aumento do óbitos maternos, atingindo valores semelhantes às taxas de mortalidade materna da década de 1990.

É imprescindível dar visibilidade aos dados referentes à morte materna e mobilizar a sociedade para essa grave situação de saúde das mulheres. Os Comitês de Morte Materna realizam um importante trabalho que deve ser destacado e valorizado enquanto política pública.

Confira aqui a programação completa

 

“Mortalidade Materna – avanços, desafios e oportunidades de colaboração”
Data: 30 de maio de 2023
Horário: das 8h às 13h
Local: Anfiteatro João Yunes da FSP-USP – Avenida Dr. Arnaldo, 715
Transmissão: canal da FSP-USP no Youtube
Certificados: Serão emitidos certificados apenas para aqueles que comparecerem presencialmente e assinarem a lista de presença