INCT Combate à Fome lança edital para seleção de 06 bolsistas de pós-doutorado em diferentes áreas

INCT Combate à Fome torna público edital para seleção de 06 bolsistas de pós-doutorado que irão atuar junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia “Combate à Fome”, com o apoio da Reitoria da Universidade de São Paulo, associadas ao Instituto de Estudos Avançados da USP. As inscrições estão abertas até o dia 18 de setembro.

De acordo com o edital, serão desenvolvidos estudos nas áreas de Abordagem Transdisciplinar de Sistemas Alimentares, Saúde e Nutrição, Inteligência Artificial, Políticas Públicas, Cadeia de Valor e Comunicação. Veja mais detalhes abaixo:

Bolsa 1 – Abordagem transdisciplinar de sistemas alimentares: Os estudos realizados no âmbito do INCT tem como paradigma a segurança alimentar baseada no direito humano à alimentação adequada, a partir de sistema alimentares sustentáveis. O bolsista trabalhará na interface dos eixos, buscando as conexões transdisciplinares, identificando gargalos e oportunidades.

Bolsa 2 – Saúde e Nutrição: Conduzir estudos investigando a insegurança alimentar e os desafios para atendimento do direito humano à alimentação adequada, em colaboração com a sociedade/população, considerando o contexto de sindemia global, mudanças climáticas, o papel da biodiversidade e de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis no panorama pós pandêmico, além de formar futuros profissionais sensíveis ao tema, apoiando stakeholders.

Bolsa 3 – Políticas Públicas: avaliar as políticas públicas de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional no Brasil ao longo das últimas décadas. Para tanto, realiza estudos sobre os programas direcionados à promoção da segurança alimentar e nutricional no país, em diferentes níveis de governo, bem como sobre as percepções expressas em mídias a respeito sobre políticas públicas de alimentação e nutrição vigentes via processamento de língua natural.

Bolsa 4 – Cadeias de Valor: abrange várias dimensões do desafio do combate à fome e dos consumos e produção sustentável estando diretamente relacionado com os ODS 2 e 12 da ONU. O seu objetivo geral, considerando uma visão sistêmica da segurança alimentar, é identificar determinantes da produção de alimentos via modelos de produção mais sustentáveis e promovê-los, bem como a redução dos gargalos ao abastecimento e distribuição de alimentos de qualidade e saudáveis para populações rurais e urbanas, e a diminuição das perdas e desperdício de alimentos, via políticas públicas e ações privadas mais eficientes e eficazes.

Bolsa 5 – Comunicação e Difusão: Promover o diálogo entre diferentes atores sociais pela comunicação estratégica integrada por meio da difusão e divulgação científicas utilizando instrumentos midiáticos e práticas da educomunicação socioambiental para democratização do conhecimento, novos padrões de consumo e segurança alimentar.

Bolsa 6 – Inteligência Artificial: pesquisar, desenvolver e aplicar ferramentas e técnicas computacionais para coleta, fusão, processamento, armazenamento, análise, extração do conhecimento e disseminação de dados e informações sobre fome e insegurança alimentar em ambientes urbano, como apoio à tomada de decisão pelos diferentes atores; endereçar desafios científicos das diferentes etapas do ciclo devida dos dados e do workflow de aprendizagem de máquina aplicados a problemas envolvendo fome e insegurança alimentar.

Para conferir o edital, acesse o link.