A  |  A+ |  A-
ObservaSaúde celebra 20 anos com três eventos comemorativos sobre o desenvolvimento do SUS na metrópole

“20 anos do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo: balanços e perspectivas” é o tema dos eventos comemorativos dos 20 anos do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo – ObservaSaúde-, sediado na Faculdade de Saúde Pública da USP.

Os eventos, marcados para os dias 24 de outubro e 27 de novembro, ambos das 9h às 13h, acontecem no Auditório João Yunes e serão transmitidos ao vivo pelo canal da FSP-USP no Youtube. Está previsto também um bate-papo no dia 1 de dezembro, a partir das 19h, na sede da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), como parte da programação comemorativa. 

Os encontros apresentarão os eixos temáticos que vêm norteando os trabalhos do Observatório em seus 20 anos de existência e contarão com a presença dos coordenadores dos eixos. No bate-papo na APSP, haverá a presença dos idealizadores e coordenadores do ObservaSaúde, bem como de associados e interessados em geral.

A ideia é fazer um balanço do desenvolvimento do SUS na Região Metropolitana nos últimos 20 anos, na perspectiva de cada um dos eixos temáticos do Observatório, e apontar novos caminhos e as possibilidades de gestão do território.

 

História

Concebido por iniciativa do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo,  Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (CosemsSP), o ObservaSaúde foi formalizado a partir de 2003, tendo sua sede inicialmente na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), até 2016, quando a mesma foi extinta.

A partir de então, o ObservaSaúde foi acolhido pelo Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP. Sua missão é produzir  estudos e análises com dados secundários, com o objetivo de dar apoio aos diversos atores envolvidos na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), na Região Metropolitana de São Paulo. 

Além da produção de estudos, também promove debates e eventos voltados à discussão crítica visando a melhoria da gestão e consequentemente das condições de vida da população.

O ObservaSaúde mantém um site que serve de referência para a região metropolitana, trazendo uma série de estudos sobre a COVID-19 e muitas outras informações úteis à gestão.

 

20 anos do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo: balanços e perspectivas

Programação

Parte 1
Data: 24 de outubro
Horário: das 9h às 13h
Local: auditório João Yunes
Com transmissão pelo Canal da FSP-USP no Youtube.

Apresentação dos eixos temáticos:

  • Capacidade Instalada (Marília Louvison e Osvaldo Donnini)
  • Força de Trabalho (Arnaldo Sala e Clovis Bueno)
  • Financiamento e Gasto (José Alexandre e Neide Hasegawa) na perspectiva do aperfeiçoamento da regionalização.

 

Parte 2
Data: 27 de novembro
Horário: das 9h às 13h
Local: auditório João Yunes
Transmissão pelo canal da FSP-USP no Youtube.

Apresentação dos eixos temáticos:

  • Condições de Vida e Saúde (Eliseu Waldman e Álvaro Escrivão)
  • Participação e Controle Social (Cleide Lavieri Martins e Cláudia Bogus)
  • Gestão do Conhecimento (Marco Akerman e Pedro Dimitrov) na perspectiva da saúde na trama do local com o global.

 

Parte 3
Data: 01 de dezembro
Horário: a partir das 19h
Local: sede da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) – Rua Cardeal Arcoverde, 1749, conjunto 78, São Paulo, SP.

Bate-papo. Com  Pedro Dimitrov, idealizador do Observatório e os demais fundadores, apoiadores e quem mais quiser comparecer.