Iniciado em agosto de 2023 no município de São Paulo, o Inquérito de Saúde (ISA-Capital), pesquisa domiciliar realizada pela Faculdade de Saúde Pública da USP em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, contabilizou 850 entrevistas realizadas até o final do ano de 2023, em todas as regiões da cidade.
O ISA-capital planeja entrevistar cinco mil pessoas residentes da capital paulista, ao longo de 10 meses, com o objetivo de produzir um retrato acurado sobre as condições de saúde da população. Os entrevistadores contam com tablets na realização das entrevistas, que buscam abordar as diversas dimensões das condições de vida e saúde das pessoas.
“O ISA é uma grande fotografia da cidade de São Paulo, que nos mostra como as pessoas vivem, como elas adoecem, e, muito importante, é capaz de capturar as diferentes realidades regionais, funcionando desta forma como um guia para a implantação de políticas públicas e para ações e serviços dentro da rede municipal”, comenta a professora Marília Louvison, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, em entrevista ao site da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Confira a matéria na íntegra aqui.