A  |  A+ |  A-
Resultado da pesquisa com lactantes do Quadrilátero e convite para debate no dia 21 de agosto

Como parte essencial das atividades em prol da amamentação na FSP-USP em 2023, o Coletivo Agosto Dourado realizou uma pesquisa sobre a experiência de amamentação nas Unidades do Quadrilátero Saúde-Direito da USP -participaram lactantes da FSP, EE, IMT e FM. A pesquisa coletou informações sobre o ambiente físico, o acesso aos direitos à amamentação e as estratégias traçadas para tornar real o desejo de continuar amamentando após o retorno das participantes às atividades profissionais na instituição. Os principais resultados foram selecionados e estão disponíveis nos infográficos disponibilizados nos links abaixo.

A pesquisa contou com 67 mulheres, das quais 50 atenderam aos critérios (foram excluídas 14 sem vínculo USP e 3 sem experiência de amamentação). Verificou-se que 56% das participantes incluídas tinham vínculo com a FSP-USP, 20% com a Escola de Enfermagem, 18% com a Faculdade de Medicina e 6% com o Instituto de Medicina Tropical. Quanto ao número de filhos, 56% têm um filho, 40% têm dois e 4% têm três.  No momento da pesquisa, 26% estavam amamentando (13 mulheres), sendo que 3 estavam em licença-maternidade e 10 retornaram ao trabalho/estudo. No total, 74% (37 mulheres) já amamentaram (infográfico 1).

O relatório produzido mostra os facilitadores e obstáculos encontrados para a realização da amamentação após volta ao trabalho ou estudos (infográfico 2) e destacou a necessidade de melhorias estruturais, como a criação de espaços adequados para a extração e armazenamento de leite, e a implementação de normativas que estejam alinhadas às recomendações de aleitamento (infográfico 3). 

Além disso, ficou evidente a importância de um maior apoio institucional, tanto entre colegas de trabalho quanto daqueles que ocupam cargos superiores, para facilitar a amamentação entre as mulheres vinculadas às unidades do Quadrilátero da Saúde (infográfico 4). Constatou-se ainda que a flexibilidade de horários e a existência de espaços adequados são fundamentais para apoiar as mães lactantes.

Diante das demandas identificadas, o Coletivo Agosto Dourado concluiu que é hora de agir e está buscando formas de construir uma instituição que não apenas fale sobre a importância da amamentação, mas que também tome medidas concretas para protegê-la, promovê-la e apoiá-la em todos os níveis. 

O grupo convida aos (as) interessados(as) que se juntem ao Coletivo nessa causa para “transformar palavras em ações reais e criar um ambiente que valorize e sustente o aleitamento materno de dentro para fora”. 

 

Convite ao debate

Para somar a esses resultados, no dia 21 de agosto, às 13h30, acontecerá o debate intitulado “Apoio às trabalhadoras e estudantes que amamentam: como a sociedade está se articulando?”, no auditório Paula Souza, da FSP-USP. Haverá emissão de certificados e as inscrições podem ser feitas aqui.  As 100 primeiras inscrições retirarão um livro como brinde no dia do evento.

Presenças confirmadas:

  • Caroline Abud Drummond Costa – nutricionista, pós-doutora em pediatria e saúde da criança. Membro do comitê de aleitamento materno da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Docente no curso de graduação em Nutrição da PUCRS e no programa de pós-graduação em pediatria e saúde da criança da PUCRS, onde implantou sala de amamentação para estudantes e funcionárias do campus. 
  • Ludmilla Pereira Araujo – procuradora do trabalho, atualmente lotada na Procuradoria do Trabalho no município de Guarulhos (SP), e integrante do Grupo de Trabalho Nacional do Ministério Público do Trabalho de Apoio às Gestantes e Lactantes.
  • Chica San Martin – mãe de dois, ativista de amamentação, produtora e pesquisadora audiovisual. Fundadora e presidente do LeME, organização de mães e ativistas da sociedade civil que apoia o aleitamento materno. 
  • Marcela Arruda – representante do projeto Pontos de Afeto da Prefeitura do Município de São Paulo, que visa implantar salas de apoio à amamentação para servidoras. É advogada e secretária Municipal de Gestão de São Paulo.
  • Moderação: Professora Marly Augusto Cardoso – Departamento de Nutrição 

 

“Apoio às trabalhadoras e estudantes que amamentam: como a sociedade está se articulando?”
Data: 21 de agosto
Horário: às 13h30
Local: Auditório Paula Souza da FSP-USP
INSCRIÇÕES AQUI.