A Cátedra Josué de Castro, ligada à Faculdade de Saúde Pública da USP, e a Escola de Ativismo realizam oficina online “Crise climática e sistemas alimentares: por que a transição é urgente?” de formação para jornalistas e comunicadores sobre a transição dos sistemas agroalimentares, no dia 26 de maio, das 9h30 às 11h30.
A oficina tem o objetivo de despertar o interesse de comunicadores de diferentes regiões do país na pauta de sistemas alimentares e mudanças climáticas, possibilitando a conexão entre os temas e visando a realização da Conferência das Partes (COP 30), em Belém/PA. Serão ministrantes da oficina, o professor titular da Cátedra, Arilson Favareto; a coordenadora de comunicação da Cátedra, Gabrielle de Paula; e as comunicadoras ativistas da Escola de Ativismo, Vitória Rodrigues e Nayara Almeida.
Os participantes da oficina poderão concorrer a duas microbolsas no valor de R$2 mil cada, para a produção de um vídeo (reels) de até 5 minutos voltado à publicação em mídias sociais. As propostas de pauta serão avaliadas de acordo com a relevância, viabilidade e criatividade para ampliar o alcance do tema entre diferentes públicos. Os vídeos serão publicados nas mídias da Cátedra Josué de Castro, Escola de Ativismo e organizações parceiras.
O sistema agroalimentar global responde por um terço das emissões de gases de efeito estufa, é o mais importante vetor de erosão da biodiversidade e é gerido a partir de uma impressionante concentração de poder econômico (e político), que acaba por determinar o que se produz, as técnicas produtivas e até o que se consome. No entanto, ainda não há avanços concretos na governança global e doméstica em temas e questões capazes de levar a mudanças nas formas de organização do sistema agroalimentar.
Em um contexto de agravamento da crise climática, o momento é fundamental para a compreensão das contribuições do atual modelo de produção do sistema agroalimentar para a emissão de gases de efeito estufa, bem como aprofundar o debate acerca de uma transição justa e sustentável. O Brasil, grande ator da pecuária global e país sede da COP 30, surge como potencial protagonista no cenário global. Será?
“Crise climática e sistemas alimentares: por que a transição é urgente?”
Data: 26 de maio
Horário: das 9h30 às 11h30
Inscrições
Programação completa e cronograma neste link.
