A  |  A+ |  A-
Podcast Saúde é Pública debate avanços e desafios da vacinação no Brasil
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

Você tem dúvidas sobre os esquemas vacinais contra a dengue, febre amarela e COVID-19? Já vacinou as crianças da sua família ou não tem certeza sobre quais vacinas o público infantil deve tomar? A Professora Ana Paula Sato, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, tira uma série de dúvidas sobre esse tema no Saúde É Pública, o podcast da FSP-USP. No episódio 79, a pesquisadora analisa a retomada da cobertura vacinal e fala também sobre os desafios do SUS na distribuição gratuita de cerca de 300 milhões de doses de vacinas por ano no Brasil.

A cobertura vacinal de todas as vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (ou PNI) começou a cair a partir de 2016 e chegou a números preocupantes em 2022, quando um relatório da Unicef apontava o Brasil entre os países com a pior taxa de vacinação em bebês da América Latina.

Felizmente, há sinais de melhora nesse cenário. Em julho de 2024, a Unicef apresentou novo relatório, mostrando que o Brasil avançou na imunização infantil e conseguiu sair da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas no mundo. “Em 2023, teve início o Movimento Nacional pela Vacinação, com o envolvimento de diversos setores e embaixadores, incluindo aí o Zé Gotinha, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais e também o que chamamos de cultura da vacinação, com o consequente fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, afirma a professora.

Institucionalizado em 1975, o PNI é considerado um dos maiores e mais eficientes programas de imunização do mundo. Conta com profissionais altamente qualificados e distribui insumos e imunizantes em 38 mil salas de vacinação espalhadas pelo território nacional
A entrevista com a professora Ana Paula está imperdível. Acesse o programa em sua plataforma de áudio favorita, ou pelo canal da FSP-USP no Youtube.

Saúde É Pública
Episódio 79: Avanços e desafios da vacinação no Brasil
Com Ana Paula Sato