A  |  A+ |  A-
Docentes da FSP-USP integram novo Centro de Pesquisa voltado a crises climáticas e desastres

A Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) integra o novo Centro de Pesquisa em Resiliência em Crises Climáticas e Desastres (CLIMARES), um dos quatro projetos aprovados na mais recente chamada de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, voltada às áreas de Ciências Exatas, Ciências da Terra e Engenharia.

Sediado no Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE-USP) e coordenado pelo professor Tercio Ambrizzi, do IEE, o CLIMARES terá como Pesquisadora Principal a professora Claudia Moreno, do Departamento de Saúde e Sociedade da FSP-USP, além das professoras Maria Tereza Pepe Razzolini e Adelaide Nardocci, do Departamento de Saúde Ambiental, e do professor Francisco Chiaravalotti, do Departamento de Epidemiologia, como Pesquisadores Associados.

O CLIMARES terá atuação em eixos como energia, água, economia, saúde, previsibilidade de desastres, entre outros. Reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para desenvolver soluções interdisciplinares frente aos impactos das mudanças climáticas e eventos extremos. Ambrizzi destacou a participação da Faculdade de Saúde Pública no projeto, ressaltando que “os pesquisadores da FSP-USP contribuirão estudando o impacto dos efeitos dos eventos climáticos extremos na saúde da população”, de acordo com notícia publicada no site da Agência Fapesp.

Os CEPIDs são um programa da FAPESP voltado ao financiamento de projetos de longa duração que combinam excelência em pesquisa científica, transferência de conhecimento para a sociedade e formação de recursos humanos altamente qualificados. Cada CEPID reúne grupos de pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento, organizados em torno de um tema central, com estrutura e financiamento estáveis por até dez anos (cinco anos iniciais, renováveis por mais cinco). O objetivo é promover avanços científicos e tecnológicos com alto impacto acadêmico e social, articulando inovação, interdisciplinaridade e difusão do conhecimento.