Publicado no canal da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), o vídeo “Crises Sistêmicas” documenta os resultados do projeto “Jovens Pesquisadores de Heliópolis”, em que jovens pesquisadores interpretam e refletem sobre o que são crises sistêmicas a partir do território urbano da comunidade de Heliópolis, São Paulo, Brasil.
Descrevem as conexões e complexidades na relação entre as mudanças climáticas, a pandemia de COVID-19 e a insegurança alimentar.
Inteiramente concebido, roteirizado e produzido por jovens do Observatório De Olho na Quebrada, da UNAS / Heliópolis, em colaboração com pesquisadores da FSP-USP, tem como motivação a colaboração realizada entre o Observatório e o projeto de pesquisa PANEX-Youth. Trata-se de uma cooperação internacional envolvendo Brasil, Reino Unido e África do Sul.
O PANEX-Youth aplicou metodologias participativas com o objetivo de estudar as adaptações de jovens de periferias urbanas durante e após a pandemia de COVID-19, com foco nas dificuldades enfrentadas no acesso à educação, alimentação e lazer.
Com o suporte internacional da ASRA – the Accelerator for Systemic Risk Assessment (www.asranetwork.org), foi viabilizado um novo projeto em colaboração entre os pesquisadores da FSP-USP e o Observatório, em que os jovens avaliaram a aplicabilidade de um modelo internacional de análise de riscos sistêmicos e princípios de resposta a crises múltiplas.
O vídeo reúne uma síntese da compreensão dos jovens sobre os preceitos de análise de riscos a partir de um debate original e territorializado, considerando suas condições de vida, vulnerabilidades e capacidades de resposta às crises.
Confira o vídeo em português e a ficha técnica completa aqui.
Vídeo legendado em inglês.
