A  |  A+ |  A-
Mestranda da FSP-USP Tamiris Silva recebe premiação no simpósio da LABIDS

A mestranda Tamiris Ramos Silva, do programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da FSP-USP, foi agraciada com o terceiro lugar no III Simpósio da Liga Acadêmica de Biologia do Desenvolvimento e Saúde (LABIDS): Impactos precoces, efeitos duradouros – Um olhar interdisciplinar sobre a DOHaD. O evento ocorreu entre os dias 22 e 24 de maio na UNESP Botucatu.

O trabalho apresentado no evento, “A relação entre o estado nutricional materno no início da gestação e a espessura do tecido subcutâneo da coxa fetal: Estudo Coorte Araraquara”, é parte de sua dissertação de mestrado.  Sob orientação da professora Patrícia Helen de Carvalho Rondó, a dissertação intitulada “Estado nutricional materno, crescimento e adiposidade fetal” será defendida no dia 18 de junho, na FSP-USP. 

A pesquisa é voltada para a teoria Developmental Origins of Health and Disease (DOHaD), ou Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença, em português. Trata-se de uma linha de pesquisa estudada há cerca de 25 anos pela equipe da Profa. Rondó e investiga as relações entre alterações na vida intrauterina e doenças crônicas que ocorrem posteriormente ao longo da vida. Entre os achados, a pesquisa reforça a importância de intervenções precoces durante o pré-natal, com foco na adequação do estado nutricional materno, visando melhores desfechos para a saúde materno-infantil.