A  |  A+ |  A-
Lançamento: livro com organização de docente da FSP-USP analisa a forma do Estado no capitalismo contemporâneo

A Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) anuncia o lançamento do e-book “Debates sobre Estado e capital: contribuições contemporâneas e críticas sobre a derivação do Estado”, publicado no Portal de Livros Abertos da USP. A obra reúne reflexões teóricas sobre o Estado e sua relação orgânica com o capital, com foco na forma social que o Estado assume nas sociedades contemporâneas.

Organizado por Áquilas Mendes (FSP-USP), Leonardo Carnut (Faculdade de Medicina da USP), Lúcia Dias da Silva Guerra (Centro Universitário Anhanguera São Paulo) e Thaísa Simplício Carneiro (FSP-USP), o livro parte de uma perspectiva marxista crítica para analisar a lógica da forma-Estado no contexto da sociabilidade capitalista. A publicação é resultado do I Seminário Latino-Americano de Debate sobre a Derivação do Estado (I SeLaDDES), realizado em setembro de 2024, com a participação de pesquisadores do Brasil, México e Argentina.

O seminário foi promovido por uma parceria entre a FSP-USP e a Faculdade de Direito da USP, com coordenação dos grupos de pesquisa “Saúde, Estado e Capitalismo Contemporâneo” (FSP-USP), “Cronologia e Biografia Marxiana” (FM-USP e UNIFESP) e “Direitos Humanos, Centralidade do Trabalho e Marxismo” (FD-USP).

A obra busca aprofundar o entendimento sobre a gênese e o funcionamento do Estado na dinâmica do capitalismo contemporâneo, especialmente frente às transformações decorrentes da crise iniciada em 2007/2008 e do atual estágio de acumulação do capital. Os capítulos apresentam contribuições teóricas originais que ajudam a esclarecer a natureza contraditória do Estado como forma política da sociabilidade capitalista.

O professor Áquilas Mendes, um dos organizadores do livro, é livre-docente em Economia Política da Saúde da FSP-USP e possui uma extensa trajetória acadêmica no Brasil e no exterior. Doutor em Ciências Econômicas pela UNICAMP, realizou pós-doutorado em Ciências Sociais na Universidad Autónoma Metropolitana/Xochimilco, no México, onde também atuou como professor visitante. É líder do Grupo de Pesquisa “Saúde, Estado e Capitalismo Contemporâneo”, coordenador do Observatório de Economia Política da Saúde e pesquisador de produtividade do CNPq. Com atuação destacada em temas como financiamento do SUS, economia política da saúde e políticas públicas, já publicou 15 livros, mais de 190 artigos científicos, orientou dezenas de dissertações e teses e é membro de diversos conselhos editoriais. Também foi presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres) entre 2007 e 2010.

Acesse gratuitamente o livro clicando aqui.