
Professora Marcia Faria Westphal
A Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) prestou, em 28 de agosto de 2025, uma homenagem à professora Marcia Faria Westphal, docente aposentada e professora Sênior do Departamento de Política, Gestão e Saúdea até meados deste ano. A cerimônia foi realizada na reunião da Congregação com a presença de conselheiros, amigos e familiares.
O professor Marco Akerman fez uma saudação aos mais de 50 anos de trajetória da homenageada, dedicada à Faculdade, à pesquisa, ao ensino e à formação de profissionais e cidadãos. “Você formou muita gente boa e todos se empenham bastante para que o seu legado siga presente nas nossas ações”, declarou. E acrescentou: “Receba em nome todos, nossa mais sincera admiração, respeito e carinho”.
A professora também recebeu homenagens de ex-alunos e ex-alunas, na figura da egressa Sandra Costa, que a presenteou com um buquê de flores. ” Receber esta homenagem é, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da minha vida. Não posso deixar de expressar a gratidão que sinto e, se hoje cheguei até aqui, é porque não trilhei esse caminho sozinha”, disse.
Graduada em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ela é mestre e doutora em saúde pública pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado na Universidade do Texas e depois na Universidade de Maastricht na Holanda. Consolidou sua carreira como uma referência em promoção da saúde, cidades saudáveis e sustentáveis e na participação social no SUS. É fundadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC), sediado na FSP-USP e reconhecido como Centro Colaborador da OPAS/OMS nas áreas de Promoção da Saúde e Cidades Saudáveis. Em 2025, o CEPEDOC celebrou 25 anos de atuação.
Nas palavras do professor Akerman, o CEPEDOC foi “testemunha do trabalho da professora como vice-presidente regional para a América Latina da UIPES entre 1998 e 2007, no relacionamento com a Abrasco, nas diversas consultorias, assessorias e pesquisas feitas com a OPAS, MS, SESSP e inúmeros municípios brasileiros, para citar algumas atividades que conformaram o seu legado para a saúde coletiva brasileira em geral e para o campo da promoção da saúde em particular”, ressaltou.
Em números, a trajetória da professora impressiona: foram mais de 90 artigos publicados em periódicos científicos, livros e capítulos de livros, além de 20 orientações científicas, 13 dissertações de mestrado, 20 teses de doutorado e duas supervisões de pós-doutorado. Em seu currículo Lattes, a professora destaca sua despedida da academia: ““A partir de meados de 2025 vou deixar de ser professor sênior e encerrar minha carreira, minhas atividades pedagógicas e de pesquisa para aplicar esses conhecimentos em outras questões da vida”.
“Esta homenagem reforça meu compromisso com valores como ética, solidariedade, respeito e justiça. Que esse momento seja um incentivo para que outros profissionais sigam aprendendo e colaborando e inspirando outras pessoas a acreditarem no seu potencial”, finalizou a homenageada.

Diretor da FSP-USP, José Leopoldo Ferreira Antunes, entrega placa em homenagem à professora Marcia Westphal

Mensagem ressaltou a contribuição da professora à saúde pública.

Marcia destacou o compromisso com a ética e agradeceu aos conselheiros da Congregação, amigos e familiares.

Professor Marco Akerman lembrou o legado da professora Marcia

Sandra Costa representou os ex-alunos durante a homenagem