A  |  A+ |  A-
Conferência reúne delegações de todo o país e atualiza a agenda de saúde do trabalhador

Professora Andreia Garbin (5ª pessoa da esq. para a dir.) com representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Fundacentro e municípios

A professora Andreia de Conto Garbin, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, representou a Faculdade na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) e atuou na comissão de relatoria da etapa nacional, realizada de 18 a 21 de agosto de 2025, em Brasília. A conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.

Ao compor a relatoria, a docente contribuiu para a sistematização das propostas e diretrizes debatidas nas diferentes etapas do processo, que resultaram no Relatório Nacional Consolidado — documento preparado pela comissão de relatoria para subsidiar os debates e deliberações da conferência.

Segundo a professora Andreia, “as Conferências representam o ápice da participação social na construção das políticas de saúde, por isso a Conferência de ST congregou as diversidades da população brasileira, das regionalidades e das demandas relacionadas ao trabalho e emprego.”

A 5ª CNSTT reuniu 2.486 participantes credenciados, sendo 1.559 delegadas e delegados eleitos nas etapas municipais, macrorregionais, estaduais e livres. Ao final, foram aprovadas 134 diretrizes e 520 propostas, que deverão orientar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).

Além de retomar, após uma década, o ciclo nacional de conferências da área, a 5ª CNSTT estruturou seus debates em três eixos: (1) Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; (2) Novas relações de trabalho e saúde; e (3) Participação popular e controle social. Entre os objetivos, estiveram o debate e a deliberação de linhas de ação para fortalecer políticas públicas no SUS e a avaliação dos impactos de longo prazo da Covid-19 e de mudanças legislativas recentes sobre a saúde de quem trabalha.

(Imagens: Acervo pessoal)

Garbin (à esq.) com os Coordenadores Nacional e Estadual (SP) da área de Saúde do Trabalhador, Luís Leão e Simone Alves dos Santos

O evento contou com uma caminhada em defesa do SUS

Professora Andreia (de blusa amarela) atuou na Comissão de Relatoria da Conferência