A  |  A+ |  A-
III Seminário do Programa do Mestrado Profissional em Entomologia em Saúde Pública
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

A Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) realiza, nos dias 11 e 12 de setembro, o III Seminário do Programa de Mestrado Profissional em Entomologia em Saúde Pública, no anfiteatro João Yunes, com transmissão ao vivo pelo canal da FSP-USP no YouTube. O encontro reunirá docentes, egressos, mestrandos e convidados para discutir temas atuais relacionados às doenças transmitidas por vetores e os avanços científicos da área. Inscreva-se clicando aqui.

Será emitido cerificado de participação para quem se inscrever e preencher a lista de presença nos dias de evento.

A abertura, no dia 11 de setembro, a partir das 14h, contará com a palestra “Criação e Importância do Programa de Mestrado Profissional em Entomologia”, ministrada pelo professor Francisco Chiaravalloti Neto, do Departamento de Epidemiologia e, na sequência, a professora Eunice Gallati, do mesmo departamento, fará a conferência “10 anos do Programa de Entomologia”.

Ao longo da tarde, serão debatidos temas como a investigação de culicídeos associados à febre amarela silvestre; impacto de acumuladores compulsivos na infestação do mosquito Aedes aegypti e na ocorrência de dengue; percepção de acadêmicos de medicina sobre a doença de Chagas e seus vetores, além de desafios e perspectivas para a eliminação da malária no Brasil.

No dia 12 de setembro, as discussões terão foco no cenário epidemiológico e nas estratégias de vigilância e prevenção de arboviroses emergentes, como a febre do Oropouche. Também serão abordados a manutenção de Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus em condições laboratoriais, a resistência de mosquitos a inseticidas e a relação entre entomologia e transformações ambientais.

Entre os palestrantes convidados estão especialistas do Ministério da Saúde, da Universidade Federal do Paraná e pesquisadores egressos do programa, reforçando a integração entre ciência, formação acadêmica e aplicação prática em saúde pública.

III Seminário do Programa de Mestrado Profissional em Entomologia em Saúde Pública
Data: 11 e 12 de setembro de 2025
Horário: das 14h às 17h30
Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira César, São Paulo, SP)
Inscrição: clique aqui
Certificado de participação: mediante inscrição e assinatura da lista de presença
Transmissão: canal da FSP-USP no YouTube
Mais informações: Programa de Pós-Graduação em Entomologia em Saúde Pública da FSP-USP

 

Programação

Dia 11 de setembro

14h – Abertura

  • Criação e Importância do Programa de Mestrado Profissional em Entomologia.  Francisco Chiaravalloti Neto (FSP-USP).
  • 10 anos do programa de Entomologia – Eunice Gallati – (FSP-USP)
  • Investigação de culicídeos potencialmente associados à transmissão de febre amarela silvestre no Parque Estadual da Cantareira, São Paulo, Brasil. Ms. Alessandra Bergamo Araujo (egressa do programa)
  • Impacto dos acumuladores compulsivos na infestação do mosquito Aedes aegypti e na ocorrência de dengue. Elaine Cristina Sinhorelli Moreira (Mestranda) 
  • Análise da percepção de acadêmicos de medicina de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil sobre a doença de Chagas e seus vetores. Ms. Everton Rodrigues Clovis (egresso do programa)
  • Desafios e Perspectivas para a Eliminação da Malária no Brasil. Pablo Secato Fontoura – Ministério da Saúde.

 

Dia 12 de setembro

14h – Abertura

  • O cenário epidemiológico e os desafios para vigilância e prevenção da febre do Oropouche no Brasil. Poliana Lemos – Ministério da Saúde.
  • Manutenção de Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus (Diptera: Culicidae) em condições de laboratório: Uma revisão Sistemática. Ms. Pedro Herculano (egresso do programa)
  • Análise temporal da resistência aos inseticidas, temephos e malathion, em populações de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) do Estado de São Paulo. Ellen Rose dos Santos Leiva (Mestranda)
  • A Entomologia e as transformações ambientais Dr. Mario A. Navarro – Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná