A  |  A+ |  A-
Em sua 8ª edição, Outubro Negro da FSP-USP celebra Frantz Fanon em debates e aulas abertas
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Celebrado anualmente na FSP-USP, o Outubro Negro irá homenagear, em sua 8ª edição, o intelectual Frantz Fanon, psiquiatra e filósofo político com expressiva influência nos estudos pós-coloniais. O evento acontece nos dias 7, 17, 21 e 24 de de outubro, no auditório Paula Souza e outros espaços da Faculdade (confira programação abaixo).

O ciclo de eventos voltado à discussão das condições de vida e saúde da população negra contará com aulas abertas e debates sobre anticolonialidade na saúde, luta antimanicomial, protagonismo de lideranças negras, condições de saúde da população negra e os impactos do racismo estrutural.

O racismo estrutural e seus impactos na saúde serão tema de episódio especial do podcast Saúde É Pública, que deverá ir ao ar em novembro, com entrevistas da professora Mônica Mendes Gonçalves, do Departamento de  Políticas, Gestão e Saúde, e Danielle Ichikura, mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde Pública e integrante do Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus.

 

Outubro Negro 2025 – homenagem a Frantz Fanon
Local: auditório Paula Souza
Entrada gratuita
Transmissão pelo canal da FSP-USP no Youtube.

 

Programação

Data: 07 de outubro

Horários

  • 10h e 14h Oficina de Bordado: Corpo e Ancestralidade
  • 16h – Exposição Fotográfica Màrìwó: Tramas Sagradas, Memórias Vivas – Recepção FSP
  • 17h30 às 18h30 – Intervenção Artística: Congo do Embondeiro Queixada (Associação Comunidade Cultural Quilombaque) – Escadaria FSP
  • 19h às 21h – Mesa: Os Ecos de Fanon na Luta Antimanicomial – Rachel Gouveia Passos – Auditório Paula Souza

Data: 17 de outubro

Horários

  • Das 18h às 20h – Mesa: Lideranças Negras e Territórios (auditório Paula Souza)

 

Data: 21 de outubro

Horários

  • Das 18h às 19h30 – Mesa: 100 Anos de Fanon: Legado e principais contribuições para o campo da saúde no século XXI (auditório Paula Souza) 
  • 20h – Ação de apresentação musical, discotecagem.

 

Data: 24 de outubro

Horário a confirmar – Oficina de Abayomi

 

Todas as atividades são presenciais, gratuitas, abertas a qualquer pessoa interessada e sem necessidade de inscrição prévia e com café entre as atividades e direito a certificado.

Saiba mais.