A professora Cláudia Moreno, do Departamento de Saúde e Sociedade da FSP-USP, está presidindo o comitê organizador local do 25º Simpósio Internacional sobre Trabalho em Turnos e Tempo de Trabalho (International Symposium on Shiftwork and Working Time). Também participa do comitê a professora Frida Marina Fischer, do Departamento de Saúde Ambiental. O evento bienal, realizado desde 1969 pela Working Time Society (WTS), acontecerá de 10 a 14 de novembro de 2025, no Guarujá, litoral paulista.
O tema central deste ano irá abordar os desafios e barreiras que impedem o progresso da ciência básica e da ciência translacional na prevenção e no tratamento de doenças crônicas em trabalhadores por turnos.
O evento se concentrará na necessidade de discutir questões fundamentais e aplicadas no campo do trabalho por turnos e noturno, uma modalidade de trabalho que representa aproximadamente 30% da força de trabalho global e está associada a um risco aumentado de vários distúrbios de saúde, particularmente distúrbios do sono, metabólicos, cardiovasculares e psicológicos, bem como ao risco de acidentes de trabalho, de acordo com a literatura científica.
Acesse o site e inscreva-se.