
A Faculdade de Saúde Pública da USP sediou o “Simpósio sobre Estudos de Coorte de Interesse no Ciclo Vital”, evento satélite do 13º Congresso Mundial sobre as Origens do Desenvolvimento da Saúde e da Doença (DOHaD), nos dias 04 e 05 de setembro de 2025.
O encontro reuniu experiências de estudos de coorte conduzidos em diferentes países e cenários com discussões sobre avanços e desafios da pesquisa nessa área e foi realizado em parceria com o Congresso Mundial DOHaD, ocorrido em Buenos Aires (Argentina) de 07 a 10 de setembro de 2025.
O conceito DOHaD explora a interação entre fatores ambientais e genéticos no início da vida e suas repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o risco para doenças crônicas não transmissíveis ao longo da vida.
Estudos de coorte de nascimentos e de delineamento longitudinal no ciclo vital têm papel central na geração de novas hipóteses de investigação e avanço do conhecimento na abordagem DOHaD.
“Durante os eventos, foi possível manter intensa troca de ideias, proposições para os trabalhos apresentados e discussão dos desafios e perspectivas para a manutenção desta rede de cooperação internacional para futuros projetos em colaboração e/ou compartilhamento de dados”, informou a professora Marly …
Segundo a professora, “a repercussão do simpósio satélite durante o Congresso Mundial DOHaD foi tão expressiva que resultou na previsão de um segundo simpósio satélite sobre coortes no ciclo vital para o próximo Congresso Mundial DOHaD, a ser realizado no Japão em outubro de 2027, sob a presidência do professor Hiroaki Itoh da Hamamatsu University School of Medicine”, disse.
O programa e os resumos de todas apresentações podem ser consultados neste link. Foram realizadas diversas conferências, além de 16 comunicações orais de trabalhos originais selecionados pela Comissão Científica.
O evento contou com auxílio Fapesp, apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e auxílio Capes.
As palestras podem ser conferidas no canal da FSP-USP no Youtube, conforme a agenda a seguir:
04 de setembro, manhã: https://youtu.be/e-F5jXY-PBo?si=Q9__mvfCJwtimnCW
04 de setembro, tarde: https://youtu.be/4N11OYRye1w?si=T1g4qheGRiYHttY8
05 de setembro, manhã: https://youtu.be/t8vQyWPDj7w?si=KgLGYH7yXS-9GzgF
05 de setembro, tarde: https://youtu.be/0wWREWxkJqE?si=ZQ5_fWbfMaptpbGi
Participantes de diversos países
Todas as inscrições recebidas para o evento foram aceitas como inscrições gratuitas. Ao todo, o simpósio contou com 90 participantes (34 professores, 33 alunos de pós-graduação, 3 alunos de graduação, 10 pós-doutorandos, 10 pesquisadores), distribuídos em 16 diferentes de regiões do país e oito do exterior: University of Auckland (Nova Zelândia); University of New Mexico; University of North Carolina; University of Texas at Austin; Emory University; National Institutes of Health (Estados Unidos); King’s College London (Inglaterra) e Norwegian University of Science and Technology (Noruega).
Estreia da Sala de Amamentação da Faculdade
Duas participantes do evento, a nutricionista Letícia Veríssimo Dutra e sua filha Catarina, foram as primeiras pessoas a utilizarem a Sala de Apoio à Amamentação da Faculdade, inaugurada em agosto durante a celebração do Agosto Dourado.
Avaliação dos participantes
Um formulário eletrônico foi elaborado para a avaliação do simpósio e enviado para todos os inscritos. Em relação ao conteúdo científico, 96% consideraram a relevância dos temas apresentados como excelente; 85% afirmaram que os tópicos discutidos ampliaram substancialmente a compreensão sobre pesquisas de coorte ao longo do ciclo vital e suas aplicações; e 96% avaliaram que os palestrantes demonstraram alto nível de expertise em seus respectivos temas.
Os participantes também ressaltaram que o evento favoreceu conexões profissionais significativas, reforçando seu impacto acadêmico e de networking.
Entre os participantes da pesquisa, 87,2% avaliaram as instalações físicas do simpósio como excelentes; 96% consideraram os recursos e facilidades online excelentes; e 98% avaliaram a localização e acessibilidade como excelentes.
Entre as sugestões, destacam-se:
- Realização de novas edições do simpósio.
- Extensão da duração do evento.
- Inclusão de sessões práticas, como workshops à tarde.
- Oferta de um curso preparatório no dia anterior ao simpósio.