A nova edição temática anual do British Medical Journal (BMJ), dedicada às mudanças climáticas, reúne artigos produzidos por pesquisadores do projeto Cosmopolíticas do Cuidado, incluindo docentes e pós-graduandos da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP). O dossiê destaca análises e experiências relacionadas à emergência climática, com ênfase na Amazônia.
Entre os autores está Elizângela Baré, socióloga e doutoranda da FSP-USP, que assina artigo em coautoria com José Miguel Nieto Olivar, professor da USP e coordenador do Cosmopolíticas, e Eliene Rodrigues Putira Sacuena, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena do Ministério da Saúde. O grupo discute aprendizagens de mulheres indígenas do Rio Negro na resposta à pandemia de COVID-19 e suas relações com crises climáticas e sanitárias.
Também integram o dossiê Gabriela di Giulio e Leandro Giatti, docentes da FSP-USP. Os pesquisadores analisam a relação entre mudanças climáticas e saúde a partir de uma perspectiva socioecológica, destacando a importância de compreender a interação entre comunidades amazônicas, sistemas naturais e políticas de cuidado em saúde.
Acesse os artigos e confira mais informações clicando aqui.
arte: Kath Xapi Puri com colaboração de Tangwa Matu Puri
divulgação: Camila Montagner