Artigo discute os desafios da amamentação para mulheres em cárcere

Artigo publicado na revista Saúde e Sociedade, “Aleitamento materno exclusivo entre pessoas em situação de cárcere: abordagem interseccional e abolicionista para análise da produção científica no Brasil entre 2000 e 2022”, explora como o direito de mulheres permanecerem com seus filhos durante o período de amamentação é posto em prática na realidade. A autoria é de Beatriz Oliveira Santos, Melissa Yasmin Alves Tarrão, José Miguel Nieto Olivar e Bárbara Hatzlhoffer Lourenço.

A pesquisa utilizou como base artigos publicados entre 2000 e 2022 e teve como população de interesse mulheres cis e trans que estiveram em cárcere durante os seis primeiros meses pós-parto. Os estudos analisados no artigo destacam o sofrimento associado às experiências dessas mulheres na gestação e na vivência do aleitamento materno exclusivo (AME). Eles apontam ainda para necessidade de maior capacitação, rede de apoio e infraestrutura para a realização do AME no sistema prisional sem buscar ir além da estrutura de vigilância. 

Acesse o artigo completo clicando aqui e para mais informações acesse o site Cosmopolíticas do Cuidado no fim-do-mundo

Divulgação: Camila Montagner

Imagem: Beatriz Oliveira Santos

Este site utiliza cookies. Ao continuar navegando neste site, você concorda em utilizar cookies para melhorar sua navegação.