O desperdício de alimentos no Brasil e atitudes diárias para evitá-lo!

Por nutricionista Natália K. Simoni

O Brasil está em quarto lugar no ranking mundial em produção de alimentos, produzindo inclusive, quantidade maior do que a população consegue consumir. Dessa produção, 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano terminam nas latas de lixo.

O desperdício de alimentos pode ocorrer por diversos motivos, entre eles, a produção e compra excessiva, transporte e armazenamento inadequados ou por falta de informação do consumidor final. Ao cozinhar, se eu desconheço as características do alimento, certamente farei o uso inadequado de alguma técnica culinária ou mesmo não utilizarei partes que podem ser consumidas, desperdiçando, assim, grande quantidade de alimento e de nutrientes que poderiam compor um prato nutricionalmente mais rico.

O aproveitamento integral dos alimentos, utilizando suas partes não convencionais (como folhas, talos, raízes etc) é uma alternativa para evitar o desperdício de alimentos, redução da quantidade de lixo orgânico e enriquecer a alimentação e preparações com fibras, vitaminas e minerais presentes nas partes desprezadas dos alimentos.

Planejar suas compras é outra forma de evitar o desperdício de alimentos. Antes de pensarLISTA DE COMPRAS em ir ao mercado, verifique se na sua geladeira ou armário não tem nenhum alimento que você pensou em comprar, veja o que está para vencer e pense em formas de adaptar as suas preparações a estes alimentos (fazer um arroz ralando aquela cenoura que está no fundo do armário da geladeira, ou com a folha de espinafre que está “feia” para compor uma salada). Pense nas preparações que você gostaria de comer durante a sua semana e elabore uma lista de compras (clique e confira um modelo ao lado!).

Ao chegar ao mercado, tente seguir o seu planejamento: compre apenas o necessário e evite adquirir produtos em promoção que você não tem certeza se vai consumir. Comece pelo corredor de alimentos secos (cereais, feijões, açucares, óleos etc.) e deixe os refrigerados por último (leites e derivados, sorvetes, carnes, congelados etc.). Assim, você evita que os alimentos refrigerados ou congelados alterem sua temperatura até você chegar em casa. Já em casa, faça o processo contrário: guarde primeiro os refrigerados e congelados e, somente depois, estoque os secos.

Guarde os alimentos nos locais adequados, especificados pelo fabricante. Deixe frutas, verduras, legumes e demais alimentos com validade curta em locais de fácil acesso para que você consiga consumir antes que estraguem. Alimentos como arroz, feijão e farinhas podem ser guardados em locais arejados, longe de iluminação e após aberto para evitar qualquer contaminação você pode transferir para um pote de vidro com tampa, só não se esqueça de marcar a validade em uma etiqueta.

O CRNutri investe no consumo consciente, evitando desperdício e aproveitando ao máximo osReceita torta integral economica nutrientes que os alimentos podem fornecer ao nosso organismo. Você pode conferir receitas com cascas (confira aqui nossa deliciosa receita de bolo de casca de abóbora), talos e folhas de cenoura e beterraba (veja ao lado nossa torta econômica) e sementes (tira-gosto de sementes no final do post!) e utilizá-las para se inspirar na cozinha!

Aproveite as receitas e coloque a mão na massa, solte sua criatividade e mande pro CRNutri a sua receita com a #crnutrieunaodesperdiço.

Tira-gosto de sementessementes-de-abobora

Ingredientes: sementes de abóbora ou melão; sal a gosto.

Modo de preparo: Lave bem as sementes e salgue-as. Deixe secar por 24 horas e leve ao forno para tostar.


Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Mesa Brasil não tem desperdício: o desperdício é combatido pela culinária inteligente, um programa que une criatividade e economia na cozinha. Qualidade de vida, consumo e trabalho, Brasília, DF, v. 10, n. 83, p. 15-17, 2004.
CONSEA. Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Lei de Segurança Alimentar e Nutricional, 2006. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/Consea/3Conferencia/Static/Documentos/Cartilha_CONSEA-2007_NOVO.pdf>. Acesso em: 03 nov 2015.
MONTEIRO, B. A. Valor nutricional de partes convencionais e não convencionais de frutas e hortaliças. 2009. 62 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2009.
SOUZA, P. D. J. et al. Análise sensorial e nutricional de torta salgada elaborada através do aproveitamento alternativo de talos e cascas de hortaliças. Alimentos e Nutrição, Araraquara, v. 18, n. 1, p. 55-60, 2007.