Produzido como resultado de uma série de eventos realizados pela Cátedra Josué de Castro no âmbito da presidência brasileira do G20 em 2024, o documento “Agrifood systems monotony and the opportunities arising from the Global Alliance Against Hunger and Poverty and the Global Mobilization Against Climate Change” busca apresentar e debater ideias sobre como enfrentar os desafios atuais. O documento está disponível em inglês no site da Cátedra Josué de Castro e, em breve, também será disponibilizado em português.
O objetivo principal do documento é elucidar algumas reflexões e recomendações voltadas aos tomadores de decisão e negociadores do G20, a fim de que as lideranças assumam o compromisso com a agenda voltada à transição para sistemas agroalimentares mais saudáveis, diversificados, resilientes e justos. As recomendações foram feitas a partir dos debates provenientes dos eventos “Enfrentando a Monotonia do Sistema Alimentar” e “G20 e a monotonia dos sistemas agroalimentares”, realizados durante a presidência brasileira sobre essa temática.
O documento foi organizado pela Cátedra Josué de Castro, pelo Instituto Comida do Amanhã, pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), pelo Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade (CEBRAP), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Combate à Fome.
Confira o documento completo em inglês no site: catedrajc.fsp.usp.br/publicacao/823/
