Cátedra Josué de Castro e INCT Combate à Fome promovem evento sobre a monotonia do sistema alimentar, no dia 16 de maio

No dia 16 de maio, quinta-feira, às 09h (horário de Brasília), acontece o evento online “Enfrentando a monotonia do sistema alimentar: Oportunidades de ações nas iniciativas da Presidência Brasileira do G20”, que será transmitido via zoom. A participação no seminário exige inscrição prévia por meio do site do evento.

Pesquisadores, ativistas alimentares, autoridades públicas, organizações internacionais, redes internacionais de sistemas alimentares e clima e representantes dos grupos de trabalho do G20 discutirão duas importantes forças-tarefa, criadas pela Presidência brasileira no G20 deste ano: a Mobilização contra as Mudanças Climáticas e a Aliança contra a Fome e a Pobreza.

Este contexto traz a oportunidade de uma revisão mais profunda do atual modelo global de sistemas alimentares, marcado por uma monotonia de consumo e produção alimentar, trazendo graves efeitos para a saúde pública e o equilíbrio das fronteiras planetárias. Os sistemas alimentares predominantes são caracterizados pela dependência de combustíveis fósseis (como fertilizantes e pesticidas derivados de combustíveis fósseis), uma produção focada em commodities, alimentos industrializados (principalmente ultraprocessados) e pecuária intensiva, resultando em poluição ambiental, perda da biodiversidade e dos problemas sociais e de saúde.

Os organizadores do evento entendem que a questão deve ser enfrentada com rigor pelo G20 e que as soluções para enfrentar a monotonia dos sistemas agroalimentares podem e devem vir de experiências bem-sucedidas no Sul Global.

O seminário é promovido pela Cátedra Josué de Castro (FSP-USP); pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Combate à Fome (sediado na FSP-USP); pelo Instituto Comida do Amanhã; pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) – Sustentabilidade; pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec); e pelo Instituto Fome Zero.

Enfrentando a monotonia do sistema alimentar: Oportunidades de ações nas iniciativas da presidência brasileira do G20
Data: 16 de maio de 2024
Transmissão: Zoom