A  |  A+ |  A-
FSP na Mídia 2025

FSP na mídia em 2025

Veja abaixo as notícias sobre a sobre a Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) divulgadas nos veículos de Comunicação:

 

AGOSTO 2025

  • Jornal da USP – 06/08/2025
    José Farias dos Santos Junior, pesquisador do projeto Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo, da Faculdade de Saúde Pública da USP, discute como a existência negra e o pensamento de Frantz Fanon desestabilizam as bases da saúde pública. Saiba mais: “Existência negra e descolonização da saúde”
  • Pesquisa FAPESP – 05/08/2025
    Professora Aline Martins Carvalho, do departamento de Nutrição da FSP-USP, é destaque em matéria sobre seu estudo que elaborou o índice Nutricional de Saúde, responsável por demonstrar como os alimentos impactam o tempo de vida saudável das pessoas. Saiba mais: “Novos critérios para uma alimentação saudável”

 

JULHO 2025

  • Valor Econômico – 17/07/2025
    Ricardo Abramovay, da Cátedra Josué de Castro, escreve sobre os impactos da “economia do excesso”, com destaque para estudos sobre ultraprocessados e uso de antibióticos na produção animal. Saiba mais: “As ameaças da economia do excesso”
  • Nexo Jornal – 15/07/2025
    José Miguel Nieto Olivar, professor do Departamento de Saúde e Sociedade da FSP-USP, concede depoimento acerca de seus levantamentos relacionados ao feminismo e à prostituição. Saiba mais: “O impacto da era digital no mercado do sexo”
  • TV Cultura – 12/07/2025
    Professor Gonzalo Vecina Neto, da FSP-USP, é convidado para entrevista sobre barragens com risco de rompimento, que somam mais de 200 no Brasil. Saiba mais: “Jornal da Cultura – 12/07/2025”
  • Jornal da USP – 11/07/2025
    Daniel Ferreira da Silva, doutorando da FSP-USP e Dirce Maria Lobo Marchioni, professora da faculdade, publicam artigo sobre a importância de incluir indicadores socioeconômicos e nutricionais como parte do processo diagnóstico do diabetes. Saiba mais: “Diabetes e desnutrição: um novo olhar sobre um problema antigo”
  • Prefeitura de São José dos Campos – 10/07/2025
    Aline Conegundes Riba, mestre em Ciências pela FSP-USP, é destaque em divulgação de conferência em São José, na qual ministrou palestra com tema “Mais Democracia, Mais igualdade, Mais Conquistas para Todas”. Saiba mais: “São José inicia pré-conferências da Mulher nesta sexta”
  • Diário do Litoral – 03/07/2025
    Pesquisadores da FSP-USP atuarão em núcleo do novo Centro de Pesquisa em resiliência em Crises Climáticas e Desastres, chamado CLIMARES. Saiba mais: “Ciência em ação para salvar a Terra”

JUNHO 2025

  • Agência FAPESP – 06/06/2025
    Evento Cosmopolíticas do Cuidado na Saúde Indígena, que será sediano na FSP-USP, foi citado em artigo de divulgação. As doutorandas da Faculdade Natalia Farias e Elizângela Baré também foram destacadas na publicação. Saiba mais: “Cosmopolíticas do Cuidado na Saúde Indígena”
  • VocêRH – 05/06/2025
    Frida Fischer, professora da FSP-USP, explica que disponibilizar restaurantes nas empresas é a melhor forma dos empregadores promoverem uma alimentação saudável de seus funcionários. Segundo ela, quem se alimenta mal, trabalha mal. Saiba mais: “O guia definitivo da marmita prática e saudável”
  • Jornal da USP – 04/06/2025
    Tatiana Natasha Toporcov, professora da FSP-USP, explica em artigo como são feitas as descobertas cientìficas acerca do que “faz bem” ou “faz mal” a saúde. Ela detalha todo o processo de análise, desde o momento em que se nota alguma similariedade entre pacientes com a mesma doença até o momento em que se obtém uma conclusão. Saiba mais: “Como os cientistas descobrem se algo faz mal (ou bem) à saúde?
  • G1 – 04/06/2025
    Projeto “Mina Brasil” celebra 10 anos de atividades em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O estudo, financiado pela FAPESP e realizado em parceria com a Ufac e secretarias Estadual e Municipal de Educação, avalia trajetórias de nutrição, desenvolvimento infantil e desempenho escolar, em seguimento de 10 anos da primeira coorte de nascimentos da Amazônia Brasileira. Saiba mais: “Em Cruzeiro do Sul, parceria entre USP e Ufac faz acompanhamento nutricional de estudantes”
  • Jornal da USP – 03/06/2025
    Professora da FSP-USP Maria da Penha Vasconcellos publica artigo que propõe reflexão sobre o legado ambiental do papa Francisco e as novas possibilidades da COP30. A docente articula diversos temas relacionados ao assunto, como espiritualidade e ética ambiental, entre outros. Saiba mais: “Papa Francisco e a COP30”
  • Jornal da Fronteira – 02/06/2025
    Professoras Nágila Raquel T. Damasceno e Ana Paula Mello da FSP-USP são destaque por projeto que trata da alimentação saudável no ambiente escolar. Ana Paula alerta para importância de tratar a alimentação considerando não só os aspectos biológicos, mas também culturais, sociais e ambientais. Saiba mais: “Conscientização contra a obesidade infantil promove alimentação equilibrada”
  • Uol – 02/06/2025
    Sandra de Oliveira, professora da FSP-USP,  expõe tipos de baratas e riscos associados a elas em entrevista. A docente explica quais espécies dominam os centros urbanos, as diferenças entre esses insetos e alerta para o cuidado com contaminação: ‘Lugar com infestação é mais perigoso’. Saiba mais: “Barata ataca? Qual tipo voa? Saiba como se prevenir dessa praga indesejada”

MAIO 2025

  • Jornal da USP – 23/05/2025
    Andrea Silveira de Queiroz Campos, doutoranda pela FSP-USP, explica sobre a importância de garantir uma boa experiência no parto para a mãe e o bebê, destacando que o excesso ou a falta de cesáreas pode refletir problemas no acesso ou na qualidade da assistência obstétrica. Saiba mais: “Parto: o primordial é proporcionar boa experiência para a mãe e o bebê”
  • Valor Econômico – 21/05/2025
    Ricardo Abramovay, pesquisador da Cátedra Josué de Castro da FSP-USP, destaca em artigo a necessidade de alinhar as atividades humanas com os processos naturais. Na visão dele, a natureza deve ser considerada ator político, devido às suas capacidades, inteligência e criatividade. Saiba mais em: “A natureza como ator político”
  • Jornal da USP – 13/05/2025
    Patrícia Jaime, docente e vice-diretora da FSP-USP, Ricardo Abramovay e Arilson Favareto, pesquisadores da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, destacam em artigo de opinião assinado pelo Jornal da USP, os desafios para a erradicação da fome. Leia em:  “Superar a tríplice monotonia do sistema agroalimentar”
  • Folha de S. Paulo – 11/05/2025
    Ricardo Abramovay, pesquisador da Cátedra Josué de Castro da FSP-USP, reflete em artigo assinado para a Folha de S. Paulo, sobre o livro “O Antropoceno e o Pensamento Econômico” de José Eli da Veiga, que busca examinar as bases da formação de riquezas e seus impactos. Saiba mais:  “Os limites do crescimento”
  • JOTA – 06/05/2025
    Professor da FSP-USP, Fernando Aith, explica que as agências regulatórias, como é a Anvisa no Brasil, atuam com discricionariedade técnica e tem poder para classificar substâncias como proibidas, participando do processo de decisão sobre o que constituí uma droga ilícita. Confira matéria: “Regular ou proibir? O papel das agências reguladoras no Brasil e no mundo”

ABRIL 2025

  • Folha de S. Paulo 27/04/2025
    Carlos Augusto Monteiro, professor da FSP-USP e coordenador do Nupens, conta como o núcleo foi o responsável pelo Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que busca acompanhar a saúde da população via questionários telefônicos. Leia em: “Grupo da USP de destaque mundial criou sistemas de vigilância de saúde no Brasil”
  • Casa e Jardim – 25/04/2025
    Professora Elizabeth Torres, da Faculdade de Saúde Pública da USP, destacou em matéria da revista Casa e Jardim que a casca de abacate é rica em compostos bioativos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, e que, após processos como fervura e trituração, pode ser utilizada com segurança em preparações alimentares e fitoterápicas. Acesse em: “Casca de abacate: saiba reaproveitar em receitas e até como adubo orgânico”
  • Outras Palavras – 23/04/2025
    Deivison Faustino, professor do Departamento de Saúde e Sociedade da FSP-USP, publica artigo sobre a crescente tendência de relações afetivas entre humanos e inteligências artificiais, alertando para os riscos de uma “colonização digital”. Confira: “O amor rasteiro das máquinas inteligentes”
  • Universo Visual – 22/04/2025
    Em entrevista, Alexandre Chiavegatto Filho, Professor Livre Docente da FSP-USP, discute o impacto da inteligência artificial na medicina, os desafios éticos e a transformação do papel dos médicos no futuro. Saiba mais: “Inteligência Artificial na Saúde”
  • Portal Brasil Empresarial – 22/04/2025
    Apenas 46% dos municípios brasileiros possuem políticas ou programas de atendimento a pessoas com transtornos mentais, de acordo com dados compilados pela Série SmartLab de Trabalho Decente 2025, com parâmetros de pesquisa elaborados pela FSP-USP. Confira: “Brasil: Afastamentos por problemas de saúde mental aumentam 134%”
  • Último Segundo – 22/04/2025
    Durante sua participação no programa Roda Viva, o professor emérito da USP e pesquisador do Nupens, Carlos Augusto Monteiro, fez um alerta contundente: a indústria de alimentos ultraprocessados segue os mesmos passos da indústria do tabaco e deveria ser tratada com o mesmo rigor. Veja em: “Ultraprocessados são como cigarro, diz professor da USP”
  • Revista Ela – 13/04/2025
    Claudia Moreno, professora da FSP-USP, explica que há práticas da higiene do sono que devem ser tomadas para que o corpo entenda quando é o momento de descansar. Leia em: “Vida na horizontal”
  • Maternidades Ameaçadas – 07/04/2025
    Beatriz Santos, Milena Novais e Letícia Gil, pesquisadores do projeto Cosmopolíticas do Cuidado, participaram do podcast “Maternidades Ameaçadas”. Junto com a ativista, Priscilla Serra, elas debateram o impacto do encarceramento nas vidas de familiares de pessoas que vão presas e nas maternidades por ele atravessadas. Ouça em: “Episódio #8: Puxar pena, puxar fila”
  • CNN Brasil – 01/04/2025
    Cláudia Moreno, professora na FSP-USP, explica que ter plantas no quarto não faz mal para a saúde. A prática pode inclusive trazer benefícios para a respiração. Leia em:  “Ter plantas no quarto faz mal para a saúde?”

 

MARÇO 2025

  • Jornal da USP – 21/03/2025
    Professores da FSP-USP Deisy Ventura, do Departamento de Saúde Ambiental e Gonzalo Vecina Neto, do Departamento de Política, Gestão e Saúde, participam de Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para enfrentamento de epidemias e pandemias. Confira em: O mundo não está preparado para enfrentar uma nova pandemia
  • Valor econômico – 12/03/2025
    Ricardo Abramovay, pesquisador da Cátedra Josué de Castro da FSP-USP, fala sobre a dependência em que a economia norte-americana de doenças e dos vícios aos quais estas doenças estão vinculadas. Saiba mais: “A força econômica da doença”

 

FEVEREIRO 2025

 

  • The Washington Post – 12/02/2025
    Carlos Monteiro, professor emérito da FSP-USP, foi reconhecido pelo jornal The Washington Post, como uma das 50 pessoas que influenciarão a sociedade em 2025. Leia em: “Post Next 50”
  • Revista Interface – 11/02/2025
    Denise Silva e Roberta Dieguez, em suas pesquisas de mestrado e doutorado na FSP-USP, explorarão a relação entre o aborto legal e a entrega voluntária para a adoção como movimentos políticos contemporâneos que restringem direitos reprodutivos no Brasil. Leia em:  Por que a entrega para adoção não substitui o aborto legal?

JANEIRO 2025

  • Mídia NINJA – 27/01/2025
    Camila Borges, pesquisadora do NUPENS grupo de pesquisa ligado à FSP-USP, explica sobre pântanos alimentares, regiões onde o acesso a alimentos não saudáveis e com baixo valor nutricional é facilitado. Saiba mais: “Pântanos alimentares inundam centros urbanos do Brasil”
  • Jornal da USP – 21/01/2025
    Em artigo de opinião assinado em sua coluna no Jornal da USP, a Professora Deisy Ventura, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, faz uma reflexão sobre o significado prático e jurídico das medidas do Presidente norte-americano, Donald Trump, nas primeiras horas de seu segundo mandato. Confira artigo: “O sentido e o impacto da retirada dos Estados Unidos da OMS”
  • Folha de S. Paulo – 21/01/2025
    Durante seu doutorado na FSP-USP, Fernanda Sabatini investigou os desejos alimentares de mulheres em situação de rua. O estudo apontou que essas mulheres desejam uma alimentação digna. Leia em: “Doria estava errado: pobre tem hábito alimentar”
  • Jornal da USP – 08/01/2025
    Alicia Gomes desenvolveu em sua tese de doutorado da FSP-USP um instrumento validado por especialistas e testado para avaliar e identificar conhecimento, percepções e comportamento de brasileiros em relação ao consumo de sal e sódio. Confira matéria:  “O desafio de entender o consumo de sal pelos brasileiros”

 

 

Publicações anteriores: