Engenheira Agrônoma com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciência de Alimentos, a professora Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres, do Departamento de Nutrição da FSP-USP, completou 35 anos de serviços prestados à Universidade de São Paulo, no dia 10 de janeiro de 2026.
”Foram décadas de trabalho intenso e, acima de tudo, de compromisso com algo maior: a formação de pessoas na graduação, na pós-graduação e nos muitos espaços de troca com a sociedade”, celebra a professora.
Com uma trajetória acadêmica marcada pela pesquisa na ciência e tecnologia de alimentos, tem focado especialmente na investigação de alimentos funcionais, substâncias bioativas e sua relação com doenças crônicas não transmissíveis e a saúde mental.
“No âmbito da orientação acadêmica, já conduzi 51 iniciações científicas, 37 dissertações de mestrado e 26 teses de doutorado. Sou autora de 188 publicações em periódicos indexados e atuei como revisora para revistas científicas nacionais e internacionais. Publiquei vários livros e capítulos de projetos editoriais relevantes, livro recentemente publicado em espanhol, incluindo a coautoria de um livro indicado ao Prêmio Jabuti”, informa em texto de seu currículo Lattes.
“Ver estudantes se tornarem pesquisadores, profissionais, cidadãs e cidadãos críticos é, sem dúvida, a maior entrega dessa trajetória. Contribuir para o avanço da ciência e me comunicar com públicos diversos sempre foi parte essencial dessa missão”, comemora.
A professora faz um agradecimento especial a colegas, estudantes, parceiros e parceiras de pesquisa. E, principalmente, àquelas que, de alguma forma, facilitam essa jornada, destaca.
Elizabeth tem destacado papel nas pesquisas sobre o impacto do guaraná em marcadores inflamatórios e neurotróficos, bem como sua influência sobre sintomas de depressão. É líder de pesquisa de um grupo no CNPq e também coordena o Grupo de Pesquisa sobre Alimentos, Nutrição e Saúde Mental no Instituto de Estudos Avançados da USP.