Programação do VIII Encontro para a Promoção Proteção e Apoio à Amamentação
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Em agosto, acontece pela Faculdade de Saúde Pública da USP o VIII Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, organizado por um coletivo composto por servidores, estudantes, docentes, pesquisadores e voluntários. O objetivo do evento é contribuir para o debate acerca do tema do aleitamento materno dentro da FSP-USP, no que tange ao ensino, a pesquisa e a extensão universitária.

Além da programação abaixo, outras atividades serão propostas ao longo do mês. As pesquisas realizadas pela FSP-USP sobre a temática da amamentação serão divulgadas  por meio dos canais do Instagram da FSP e do CRNutri e no Boletim semanal da FSP.

Também serão produzidos materiais para o blog do Sustentarea, além de cartaz e materiais para as redes sociais sobre a manutenção da amamentação quando o bebê passa a frequentar a creche e sobre alternativas à mamadeira para a oferta do leite materno em situações da ausência da mãe.

Nos dias 16 e 18 de agosto, dois eventos serão transmitidos pelo canal da FSP-USP no Youtube. “Agosto Dourado: A importância do conhecimento sobre saúde materno infantil na graduação do profissional de saúde e a inserção desse tema nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de nutrição, saúde pública e enfermagem da USP” será o tema no dia 16 de agosto, das 14h às 16h30.  No dia 18 de agosto,  das 13h30 às 16h30 será discutido o tema do “O aleitamento materno no Brasil e o marketing de produtos que competem com a amamentação”.

Acesse a programação completa.

Confira os resumos de algumas pesquisas realizadas pela FSP-USP sobre o tema

Assista os vídeos nos perfis da FSP-USP e do CRNutri no Instagram

Realização do VIII Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação: Coletivo Agosto Dourado na FSP-USP 2022
Apoio: Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e Divisão de Produção Digital da FSP-USP (DVPDIGI-FSP)
Mais informações: agostodouradonafsp@gmail.com

PROGRAMAÇÃO:

•     10 de agosto de 2022, das 11 às 12h

Roda de conversa “Necessidades atuais para ter autonomia na sua história de amamentação”

Condução: Laís Folha – Nutricionista, Mestra em Ciências pela FSP/USP e consultora em amamentação

Local: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza

Público-Alvo: Gestantes, mães de bebês e suas famílias

Inscrições: divulgação em breve

Webinário “Agosto Dourado:  A importância do conhecimento sobre saúde materno infantil na graduação do profissional de saúde e a inserção desse tema nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de nutrição, saúde pública e enfermagem da USP”

Moderação: Vinicius de Souza Mazzali – Liga Acadêmica de Nutrição Materno-Infantil (LANMIL) da Faculdade de Saúde Pública da USP

Palestrantes:

Prof. Dr. Fábio da Veiga Ued – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Aurea Tamami Minagawa Toriyama – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Carmen Simone Grilo Diniz – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Prof. Dr. Jefferson Drezett Ferreira (a confirmar) – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Público-Alvo: graduandos, pós-graduandos, profissionais de saúde e demais interessados no tema.

Haverá a emissão de certificado. Sem necessidade de inscrições.

•     17 de agosto de 2022

Lançamento do episódio “Construindo redes de apoio da amamentação: para os seus e para todos” no podcast “Saúde É Pública”.

Seminário “O aleitamento materno no Brasil e o marketing de produtos que competem com a amamentação”

Moderação: Sonia Isoyama Venâncio – Instituto de Saúde da SES-SP

Palestras:

–   Evolução dos indicadores de aleitamento materno no Brasil: qual a influência do marketing digital de produtos que competem com a amamentação? – Prof. Dr. Cristiano Siqueira Boccolini – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

–       Promoção cruzada de fórmulas infantis e compostos lácteos: violação dos direitos dos consumidores e do direito à saúde e alimentação – Mariana Gondo – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)

–       Avanços e desafios no monitoramento da NBCAL – Maristela De Marchi Benassi – Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan)

Local: Anfiteatro João Yunes, com transmissão ao vivo

Inscrições para a participação presencial (para emissão de certificado):

•     24 de agosto de 2022, das 11 às 12h

Oficina de pintura de barrigas para gestantes

Condução: Celia Regina Maganha e Melo, Daniela Novais Higasa e graduandas em Obstetrícia da EACH/USP

Local: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza