A  |  A+ |  A-
Confira algumas pesquisas realizadas pela FSP-USP sobre aleitamento materno

No VIII Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, uma série de atividades, pesquisas e materiais conscientizando sobre a importância do aleitamento materno estão sendo veiculados no site, nas redes sociais  e no boletim da FSP-USP. As pesquisas e as evidências científicas produzidas pela comunidade acadêmica são fundamentais para a promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno. Com o objetivo de difundir esse conhecimento, os organizadores do Agosto Dourado da FSP-USP compilaram algumas pesquisas mais recentes.

Organizado por um coletivo composto por servidores, estudantes, docentes, pesquisadores e voluntários, o Agosto Dourado na FSP-USP é promovido pelo Centro de Referência em Alimentação e Nutrição do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSEGPS).

Conheça algumas das produções científicas realizadas pela FSP-USP sobre o tema:

 

  • PRÁTICAS DE ALEITAMENTO MATERNO E GANHO DE PESO NA INFÂNCIA
    Esta pesquisa utilizou dados de 743 crianças amazônicas participantes do Estudo MINA-Brasil (coorte de nascimentos de base populacional em Cruzeiro do Sul, Acre). Aborda o papel das práticas de amamentação no peso aos 2 anos de idade, avaliado pelo escore z de Índice de Massa Corporal para idade (zIMC). Leia mais…
  • IMPACTO DA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA NA COMPOSIÇÃO DA MICROBIOTA INTESTINAL E FENÓTIPO NA IDADE ADULTA
    O trabalho aborda a associação da amamentação exclusiva com fenótipo na idade adulta possivelmente mediada pela composição da microbiota intestinal, em uma amostra composta por mulheres jovens metabolicamente saudáveis, praticantes regular de atividade física e dieta saudável. Leia mais…
  • PRÁTICA DE ALEITAMENTO EXCLUSIVO ENTRE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE NO BRASIL: UMA REVISÃO DE ESCOPO DA LITERATURA.
    Este trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão de escopo para mapear e sintetizar evidências empíricas publicadas a partir do ano 2000 sobre a prática de aleitamento exclusivo entre pessoas encarceradas. Leia mais…
  • TRAJETÓRIA DO BRASIL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL
    O Aleitamento Materno (AM) e a Alimentação Complementar Saudável (ACS) são ações efetivas para a redução da mortalidade infantil. Embora essas práticas tenham sido objeto de diversas políticas públicas no Braasil, ainda são observadas importantes inadequações alimentares em crianças brasileiras menores de dois anos de idade. Leia mais…
  • ANÁLISE DO CUSTO-EFETIVIDADE DA INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA NA PROMOÇÃO DA AMAMENTAÇÃO E REDUÇÃO DA MORTALIDADE NEONATAL TARDIA.
    A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) possui grande impacto positivo para promoção da AM. Como implica em custos para os hospitais habilitados, a pesquisa avaliou o custo-efetividade da IHAC para promover a amamentação na primeira hora de vida (AMPH) e reduzir a mortalidade neonatal tardia no município de São Paulo. Leia mais…
  • PROFISSIONAIS DE SAÚDE E A PROTEÇÃO À AMAMENTAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
    Dentre os fatores que afetam o processo amamentação-desmame, o papel exercido por profissionais de saúde vem sendo estudado nas últimas décadas. Entretanto, há poucas abordagens focando concepções e práticas que dialoguem com a premissa da proteção à amamentação. Leia mais…
  • DETERMINANTES DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM LACTANTES MENORES DE SEIS MESES NASCIDOS COM BAIXO PESO
    Pesquisa realizada com 2.745 lactentes de 64 municípios brasileiros descobriu fatores de impacto positivo na amamentação exclusiva de bebês em fases de amamentação menores de seis meses nascidos com baixo peso. Leia mais…
  • PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL: UMA ANÁLISE DO CAMINHO DE IMPACTO DO PROGRAMA
    Essa tese de mestrado buscou analisar quais as barreiras e os facilitadores para implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) em larga escala no país, e ainda, sugeriu estratégias para melhoras a execução do programa. Leia mais…
  • UM “CLIQUE” DE MATERNIDADE: CONTATO PELE A PELE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DA MATERNIDADE
    Pesquisou identificou as implicações na maternidade de mães em pós-parto que foram privadas do contato pele a pele (CPP) com o recém-nascido por tempo adequado e os benefícios relatados pelas mães que vivenciaram essa interação. Leia mais…
  • AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA UTILIZAÇÃO DO MANUAL DE APOIO AO TUTOR NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL
    Essa tese de doutorado procurou avaliar se a implementação do Manual de Apoio ao Tutor da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) é efetivo em melhorar indicadores de implementação da EAAB e indicadores de alimentação infantil em crianças menores de um ano.
    Leia mais…
  • O PROCESSO DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO NO BRASIL: BARREIRAS E FACILITADORES
    A doação de leite constitui um dos fundamentos dos Bancos de Leite Humano. No entanto, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano ainda não é autossuficiente, sendo, portanto, incapaz de suprir a demanda contínua das unidades neonatais. Este trabalho analisa o processo de doação de leite humano no Brasil por meio da construção de um diagrama teórico e da identificação de barreiras e facilitadores. Leia mais…