PPG Nutrição em Saúde Pública convida para palestra sobre futuro da pesquisa e ciência aberta no dia 01 de novembro, às 10h

Programa de Pós-Graduação Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) realiza palestra sobre compartilhamento de dados de pesquisa no futuro e ciência aberta. O evento ocorrerá no dia 01 de novembro às 10h e será realizado na sala 11 do CEAP, no 2° andar do prédio da Biblioteca da FSP-USP, com as professoras Alicia Matijasevich Manitto e Maria Asuncion Pastor-Valero.

Alicia Matijasevich Manitto é graduada em Medicina pela Universidad de la República (Uruguai), com especialização em Pediatria e Neonatologia. É atualmente professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da (FMUSP), além de membro do Comitê Científico do Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI). Ela irá discutir os planos de gestão de dados em conformidade com dados FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable), que são atributos desenvolvidos e validados pela comunidade científica que possibilitam usar e citar os dados corretamente.

A docente Maria Asuncion Pastor-Valero é graduada em Medicina pela Universidad de Alicante (Espanha) e trabalhou como professora doutora no Departamento de Nutrição da FSP-USP entre 2000 e 2003. Atualmente é professora do Departamento de Salud Pública, Historia de la Ciencia y Ginecología da Universidad Miguel Hernández de Elche (Espanha), além de professora visitante nas universidades de São Paulo e do Porto. Durante sua fala, serão apresentados os chamados pre-prints, uma “publicação prévia” de um artigo que ainda não foi submetido à revisão de pares.