A  |  A+ |  A-
Últimos dias para inscrições aos programas de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP

Em tempos de pandemia, finalmente o público parece ter entendido melhor o que engloba o campo da saúde pública. Vigilância, promoção e prevenção em saúde, educação, gestão em saúde e meio ambiente e muitos outros aspectos da vida em sociedade sofrem influência da saúde pública, tanto no setor público quanto no privado. As mais diversas áreas profissionais possuem interface com este campo de práticas e saberes e é para esse amplo público que se direcionam os programas de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP, agora na reta final do prazo de inscrições. Fiquem atentos aos prazos de inscrições:

 

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da FSP/USP 

O Doutorado (PPG-Epi) foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2013 com nota 5. Visa a formar pesquisadores, docentes e profissionais com excelência em epidemiologia, com capacidade de liderança e inovação na área e cuja atuação tenha impacto para a saúde pública. O ingresso acontece em fluxo contínuo, ou seja, pode se efetuar no período de 2 de março a 31 de outubro de 2020.

 

Programa de Pós-Graduação em Entomologia em Saúde Pública – Mestrado Profissional 

Oferece aquisição de conhecimentos sobre a identificação taxonômica, biologia, ecologia e controle de artrópodes de interesse em Saúde Pública, bem como sobre o papel desses organismos na epidemiologia das doenças em que participam. Voltado à formação de lideranças e multiplicadores de informações inovadoras junto às Instituições de Ensino ou nos Serviços de controle de vetores. Inscrições de 03 de agosto de 2020 a 30 de setembro de 2020.

 

Programa de Saúde Global e Sustentabilidade (PPG-SGS)

O doutorado, iniciado em 2013, tem por objetivo formar docentes e pesquisadores com ênfase em políticas, sistemas e instituições internacionais de saúde global e ambiente sustentável; e em sustentabilidade, deslocamentos humanos e modos de vida no contemporâneo. Foi avaliado, em seu primeiro credenciamento, com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para 2021 as inscrições se encerraram, mas vale ficar atento ao novo prazo, pois as inscrições geralmente ocorrem entre abril e maio. 

 

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPG-SP), mestrado e doutorado

Iniciado em 1970, tem por objetivo formar docentes e pesquisadores com ênfase em política e gestão em saúde; epidemiologia das doenças, dos agravos à saúde e dos fatores de risco; entomologia em saúde pública; ciclos de vida, saúde e sociedade; organização dos processos produtivos e saúde do trabalhador; saúde ambiental, modos de vida e sustentabilidade. É considerado um programa de excelência, tendo sido avaliado, no último quadriênio, com conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. As inscrições ao processo seletivo para Mestrado e Doutorado pelo sistema online da acontecem de  01 de julho a 22 de setembro de 2020. O programa oferece também uma seleção em fluxo contínuo para o Doutorado e as informações podem ser conferidas na página do programa.

 

Programa de Mestrado Profissional stricto sensu Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (MProASaS) 

O objetivo do programa é formar mestres para as exigências do mundo atual, voltados para o desenvolvimento de produtos e processos visando ao desenvolvimento de tecnologias e inovações e a atuação nos processos de gestão e intervenção nas áreas de Ambiente, Saúde e Sustentabilidade. O programa possui conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Inscrições de 15 de agosto a 16 de outubro de 2020.

 

Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública (PPG-NSP)

O programa de mestrado e doutorado em Nutrição em Saúde Pública, iniciado em 2007, teve no último triênio o conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Seu objetivo é a formação de recursos humanos para docência, pesquisa aplicada e para a atuação em políticas públicas em alimentação e nutrição, buscando contribuir para o avanço da ciência e para a promoção da saúde da população. As inscrições para o processo seletivo 2021 acontecem no período de 17/08/2020 a 25/09/2020. Mas existe também a seleção para o doutorado em um fluxo contínuo e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento do ano. Veja aqui