FSP-USP tem dois projetos selecionados em edital da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP voltado ao fomento de áreas estratégicas

Participaram da cerimônia transmitida da Sala do Conselho Universitário (da esq. p/ dir.) o pró-reitor Sylvio Roberto Accioly Canuto; o reitor Vahan Agopyan; o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes e a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Carmen Silvia Fávaro Trindade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estão sendo investidos R$ 20 milhões no programa, lançado em julho deste ano; resultado foi anunciado em evento promovido no dia 16 de setembro

A Pró-Reitoria de Pesquisa anunciou as 80 propostas aprovadas no edital “Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (Pipae)”, que receberão recursos para o desenvolvimento de estudos com foco no desenvolvimento de áreas estratégicas e a implementação de políticas públicas relacionadas, promovendo ações transformadoras na sociedade. A cerimônia virtual para a divulgação do resultado foi realizada no dia 16 de setembro e transmitida da Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria.

Dentre os projetos selecionados de todas as Unidades da USP, veja os projetos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP selecionados:

• Projeto “Efeito do guaraná em pó na modulação de biomarcadores inflamatórios e neurotróficos e em sintomas depressivos relacionados ao transtorno depressivo maior” – Área de “Saúde / Alimentos” – Coordenadora: Profa. Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres – Docente do Departamento de Nutrição da FSP-USP.
  • Projeto “Efeitos da organização do serviço de tratamento no alcance e manutenção da supressão viral do HIV e na cura da coinfecção com tuberculose na coorte de pacientes do SUS que iniciaram tratamento antirretroviral de 2015 a 2018” – Área de “Saúde” – Coordenadora: Profa. Ana Paula Sayuri Sato – Docente do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP.

Leia a matéria na íntegra, publicada no Jornal da USP: https://bit.ly/3hOVlzO

Fonte: Jornal da USP – Institucional – https://jornal.usp.br/?p=454820 – Publicado: 17/09/2021 Por Adriana Cruz