A  |  A+ |  A-
Sobrepeso e obesidade é 24% menor em pessoas que seguem dieta saudável e sustentável

Leandro Cacau, autor do trabalho. Foto: arquivo pessoal.

Uma dieta saudável e sustentável é caracterizada por um consumo diário e prioritário de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e oleaginosas, e consumo reduzido e semanal de carnes vermelhas, laticínios, tubérculos, açúcares de adição e gorduras animais, de acordo com relatório “Food in the Anthropocene: the EAT–Lancet Commission on Healthy Diets from Sustainable Food Systems” da Comissão EAT-Lancet. Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública recentemente desenvolveram o Índice de Dieta da Saúde Planetária (PHDI, do inglês Planetary Health Diet Index), que avalia a adesão da população a essas recomendações do EAT-Lancet.  

Agora, passada a etapa de desenvolvimento e validação do índice, os pesquisadores resolveram avaliar a relação entre adesão às recomendações do EAT-Lancet com o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade. Para isso, avaliaram mais de 14 mil brasileiros participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), um estudo de coorte multicêntrico. 

Como resultado, os pesquisadores identificaram que os participantes que aderiam mais às recomendações do EAT-Lancet (aqueles com maiores pontuações no PHDI), possuíam 24% menor probabilidade de terem sobrepeso e obesidade, independente de características sociodemográficas, de estilo de vida e estado de saúde, como sexo, idade, escolaridade, hábito de fumar, prática de atividade física, presença de diabetes e hipertensão, entre outros. 

O trabalho, intitulado Adherence to the Planetary Health Diet Index and Obesity Indicators in the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health” (ELSA-Brasil)  foi publicado recentemente (20/10/2021), na revista científica Nutrients, uma revista internacional renomada e de grande impacto na área de Nutrição.

O estudo faz parte do doutorado sanduíche que o pesquisador Leandro Teixeira Cacau desenvolve junto à Facultad de Ciencias de la Salud na Universidad de Zaragoza na España, com supervisão do Prof. Luis Moreno. Leandro Cacau é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública da FSP-USP, sob orientação da Profa. Dirce Maria Lobo Marchioni. 

A iniciativa do pesquisador foi verificar se de fato as recomendações do EAT-Lancet possuíam algum efeito benéfico para a saúde humana, já que o relatório científico do EAT-Lancet atesta isto. O pesquisador identificou que os participantes com maiores pontuações no índice (ou seja, maior adesão às recomendações) possuem menores valores no IMC (-0.50 kg/m²) e na circunferência da cintura (-1.70 cm) em relação aos indivíduos com menores pontuações no índice. Além disso, Leandro também observou que os participantes com maiores pontuações no índice também possuem 24% menos probabilidade de terem sobrepeso e obesidade, além de 27% menos probabilidade de terem obesidade abdominal aumentada. 

Este é o primeiro estudo a avaliar a relação entre o PHDI com desfechos de saúde, neste caso, sobrepeso e obesidade. Os resultados vão ao encontro do relatório científico do EAT-Lancet, em que seguir uma dieta saudável e sustentável traz benefícios para a saúde da população, já que o sobrepeso e a obesidade são importantes fatores de risco para outras doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. Agora, como próximo passo, o pesquisador pretende avaliar a relação do índice com marcadores de doenças cardiovasculares.

Tanto o doutorado no país quanto o doutorado sanduíche são apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).