A  |  A+ |  A-
Nupens lança Anuário 2021 com os resumos dos artigos científicos publicados ao longo do ano

O Anuário Nupens 2021 acaba de ser lançado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP. Trata-se de um resumo dos pontos importantes extraídos dos principais artigos científicos publicados pelo Nupens ao longo de 2021. 

Criado em 1990 com a finalidade de estimular e desenvolver pesquisas populacionais em nutrição e saúde, o Nupens é sediado na Faculdade de Saúde Pública e teve recentemente cinco de seus cientistas entre os mais citados do mundo segundo o ranking da Clarivate. 

A coletânea não traz os artigos na íntegra, mas mostra o link para o artigo e resume tópicos importantes mostrados pelos cientistas nos seus trabalhos publicados. Importante ressaltar que nem todo artigo científico tem livre acesso para o público, pois isso depende das políticas de cada publicação científica. 

O anuário está dividido em capítulos, conforme as seguintes áreas temáticas: Impacto dos ultraprocessados na saúde humana e planetária; Políticas públicas de alimentação e nutrição; ambientes alimentares; modos de comer. Os resumos explicativos mostram tópicos sobre como e por que os estudos foram feitos, os resultados obtidos e quais foram as conclusões dos pesquisadores. 

O anuário tem livre acesso por este link.