A  |  A+ |  A-
Exposição da Coleção Entomológica de Referência da FSP-USP

Arte: Coordenação do evento.

Em comemoração ao 85° aniversário da Coleção Entomológica de Referência (CER), da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e a celebração dos 20 anos das comemorações no Brasil da Semana Nacional de Museus, a FSP-USP abre para visitação a sala da Coleção Entomológica do Prof. Paulo Forattini.

A CER está participando da Vigésima Semana Nacional de Museus, cujo tema é “O Poder Dos Museus”. É de grande importância reconhecer o Poder dos Museus que está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

Você conhece a Coleção Entomológica de Referência da FSP-USP?

 

Sobre a coleção

A Coleção Entomológica de Referência da FSP-USP foi criada em 16 de julho de 1937 e está ligada ao Departamento de Epidemiologia da Faculdade. Sob a supervisão da Profa. Maria Anice Mureb Sallum, a coleção possui espécimes de toda a região neotropical. Além dos mosquitos, abriga também outros grupos de importância de saúde pública, como os flebotomíneos, que incluem os vetores de leishmaniose tegumentar e visceral; e os triatomíneos, que incluem espécies vetores do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

O acervo tem servido de base para o desenvolvimento de inúmeras pesquisas e permitiu a identificação do Aedes albopictus, também conhecido como mosquito-tigre-asiático e transmissor das principais arboviroses. A coleção recebe o nome do Prof. Paulo Forattini, especialista em entomologia médica pela FSP-USP e autor de diversos livros que são referência na área.

Confira um trecho da exposição:

 

Saiba mais: 

 

 

Serviço:

Exposição da Coleção Entomológica de Referência da FSP-USP – 20 Anos Semana Nacional dos Museus
Coleção Entomológica do Prof. Paulo Forattini.

Data: 18/05 a 19/05. – 10:00 às 17:00

Local: FSP-USP – Av. Dr. Arnaldo, 715 – Prédio Central – 2º. Andar.

Veja a programação: https://bit.ly/3NldOB9

Fonte: Coordenação do evento.