A  |  A+ |  A-
Livro organizado por professoras da FSP-USP revisita a obra de Josué de Castro e discute os novos e velhos dilemas da fome

O livro “Geografia da fome – 75 anos depois: novos e velhos dilemas”, organizado por Terzsa Campello, Patricia Jaime, Ana Paula Bortoletto e Marina Yamaoka, está disponível no portal de livros abertos da USP. Com seu conteúdo respaldado pela Cátedra Josué de Castro de Sistemas Saudáveis e Sustentáveis e editado pela Editora Eletrônica – ambas da Faculdade de Saúde Pública da USP – o livro resgata conceitos-chave da obra de Josué de Castro sobre a fome.

Também apresenta indicadores sobre desnutrição, insegurança alimentar, produção de alimentos, impactos no meio ambiente e seus determinantes – que explicam as mudanças que aconteceram no Brasil desde 1946 até os dias de hoje – e traz uma visão geral sobre as principais políticas que, historicamente, vêm combatendo a fome.

Na busca por ampliar o olhar sobre o assunto a partir das perspectivas do cidadão, da saúde e do meio ambiente, a Cátedra realizou um seminário entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2021. O encontro foi o início de um processo de reflexão tendo como referência a obra “Geografia da Fome”, que completava, naquele momento, seus 75 anos de existência.

O livro é produto das discussões advindas desse seminário, somadas à comentários ou sugestões enviados diretamente à Cátedra Josué de Castro. É um esforço coletivo para que o fenômeno da fome possa ser compreendido a partir de um olhar interdisciplinar e transversal.

Tenha acesso à obra completa no portal de livros abertos da USP.