Pesquisadores do Estudo MINA-Brasil participaram do II Congresso da Associação Brasileira sobre as Origens Desenvolvimentistas da Saúde e Doença (DOHad Brasil) durante XXXVII Reunião Anual da FeSBE (Federação das Sociedades de Biologia Experimental ) no Rio de Janeiro, entre os dias 28 e 30 de agosto de 2023.
Marly A. Cardoso, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, e Alicia Matijasevich, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, coordenaram o curso “Epidemiologia do Ciclo Vital”, oferecido ao longo do evento. O curso contou com três aulas sobre modelos conceituais em epidemiologia do ciclo vital, introdução à análise de inferência e estudos recentes em epidemiologia do ciclo vital.
Também foi realizado o módulo temático “Contribuições da Coorte de Nascimentos MINA-Brasil” no dia 28 de agosto de 2023. Nele, a professora Marly, que atualmente coordena o Estudo MINA, apresentou aspectos metodológicos e resultados de pesquisas produzidas a partir dos dados da coorte. O módulo ainda contou com a apresentação de outros três pesquisadores (profª. Alicia Matijasevich; prof. Marcelo U. Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, e Isabel Giacomini, aluna de doutorado da FSP-USP) sobre resultados de diferentes linhas de pesquisa que utilizaram dados do Estudo MINA-Brasil, incluindo depressão materna, crescimento e comportamento infantil e malária nos primeiros mil dias de vida.
Além disso, a aluna de doutorado Isabel Giacomini, do Programa Nutrição em Saúde Pública da FSP-USP, foi contemplada com o primeiro lugar do Prêmio Prof. Dr. Marco Antônio Barbieri pela apresentação do melhor trabalho na área DOHaD e fatores psiconeurais. Essa honraria é dada aos três melhores trabalhos expostos nos congressos anuais da Associação.
Intitulado “Head circumference growth and child behavior in the MINA-Brazil cohort”, o trabalho integra sua tese de doutorado sob orientação das professoras Marly A. Cardoso, orientadora pela FSP-USP, e Alícia Matijasevich, co-orientadora pela FMUSP.
O que é o Estudo MINA-Brasil?
O projeto MINA integra um grupo de pesquisas epidemiológicas sobre condições de saúde e nutrição Materno INfantil no Acre (MINA), Amazônia Ocidental Brasileira, sendo a primeira coorte de nascimentos de base populacional realizado em Cruzeiro do Sul (Acre), município de área endêmica para malária.
Para mais informações, confira o site do projeto.

Da esquerda para a direita: Prof. Marcelo Urbano Ferreira (ICB-USP), Isabel Giacomini (FSP-USP), Prof.ª Marly Cardoso (FSP-USP) e Prof.ª Alicia Matijasevich (FMUSP).